Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
31 ago 2022

Dietas detox: vale a pena investir p/ conter os excessos?

Após os excessos alimentares e de bebidas alcoólicas, iniciar uma dieta detox parece, à primeira vista, o caminho mais fácil para perder peso, mas esse tipo de alternativa é ineficaz, conforme apontam profissionais da saúde.

“A dieta detox é baseada na premissa de que alguns tipos de alimentos auxiliam no funcionamento dos rins e do fígado, órgãos que têm a função de eliminar as toxinas do organismo. Porém, o que a ciência comprova é que as pessoas sem doenças renais ou hepáticas são capazes de eliminar as toxinas, ou seja, não é preciso fazer nenhum tipo de intervenção alimentar ou medicamentosa com essa finalidade”, afirma a médica do esporte da healthtech Liti, Debora Terribilli.

No entanto, a profissional reforça que o cuidado com a alimentação não deve ser deixado de lado nesse período. “Estabelecer uma rotina alimentar composta por frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes e oleaginosas, bem como ter um cuidado especial com a hidratação, preferencialmente com a ingestão de água e de alguns chás, são fundamentais na volta à rotina”, sugere.

Retenção de líquido

O consumo de bebidas alcoólicas traz impactos negativos à saúde e não há uma maneira eficaz para evitar esses danos, pois uma vez consumido, o álcool será metabolizado pelo corpo. Inicialmente, ele possui um efeito diurético, uma vez que inibe a ação do hormônio antidiurético (ADH), responsável pela conservação da água corporal por meio dos rins.

“Após essa fase inicial de perda de líquido, há uma ação contrarreguladora do organismo para reter o líquido e combater a desidratação. A retenção líquida é acentuada pela presença de toxinas derivadas do metabolismo do álcool e o organismo demora, entre 5 e 7 dias, para restabelecer o seu equilíbrio natural”, acrescenta a médica do esporte da healthtech Liti.

Alguns alimentos podem influenciar a velocidade de absorção do álcool pelo organismo, uma vez que reduzem o tempo de esvaziamento do estômago para minimizar os sintomas da ressaca, como as dores de cabeça e abdominais, o enjoo e a falta de apetite ou o excesso dele no dia seguinte.

“Alimentos ricos em potássio como a banana, o abacate e a quinoa podem ajudar a diminuir esses efeitos. O consumo de ovos; do salmão, rico em ômega 3; vitaminas do complexo B; frutas vermelhas, que possuem antioxidantes; e a batata doce, que é um carboidrato complexo; também são boas fontes de nutrientes para o corpo”, explica Debora Terribilli.

Sucos detox

Ao pegar do alimento o que precisa e descartar o que não é necessário, o corpo já faz um detox todos os dias. O consumo de sucos desintoxicantes não é recomendado para diminuir o acúmulo de líquido no corpo. As fibras são perdidas quando esses alimentos são triturados, o índice glicêmico é elevado e a mistura é metabolizada pelo corpo como uma bebida açucarada. A melhor escolha é ingerir frutas in natura para potencializar a ação das fibras e reduzir o impacto no aumento dos níveis de glicose no sangue.

Outra bebida que deve ser consumida com moderação é o café. No retorno às atividades do dia a dia, é comum aumentar a quantidade de xícaras para reduzir o cansaço. “Em alguns casos, o café deve ser evitado, pois o álcool ainda estará em processo de metabolização pelo corpo e a associação de ambos poderá causar sensação de tontura e desequilíbrio, isso ocorre, pois a cafeína pode interferir no funcionamento do labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio corporal”, completa a médica do esporte.

A prática regular de atividade física é outra aliada para acelerar a metabolização das bebidas alcoólicas, pois a maior parte das substâncias é expelida do corpo por meio da respiração. A prática de exercícios aumenta a frequência respiratória e o volume de ar trocado com o ambiente, o que torna a excreção do álcool mais rápida e eficiente.

A manutenção de um estilo de vida saudável é o único caminho seguro para a perda de peso com qualidade, em todas as épocas do ano.

 

Sobre a Liti

A Liti é a primeira healthtech especializada em resolver a dor do sobrepeso e da obesidade no Brasil.

 

Fonte: Liti ([email protected]) / médica do esporte da healthtech Liti, Debora Terribilli.

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!