Oiii bloguetes!! Faz tempo que não falo por aqui de um assunto tão polêmico no mundo da moda: a saída da Bottega Veneta das mídias sociais! Fiquei chocada quando vi que eles saíram do Instagram, Facebook e Twitter, adeus total ao mundo virtual das redes.
Pelo que andei pesquisando, ninguém sabe ainda se essa saída é definitiva ou não, mas sabemos que a Bottega foi uma das marcas mais desejadas da internet em 2020 (segundo a Lyst).
A Mariahzinha aqui achou essa saída muitoooo chique! Mas Mariah, por que chique?? Gente, saindo das mídias, a marca volta ao exclusivo, volta ao desejo, e deixa de ser massificada de forma online. Eu sou uma influencer digital, comecei em 2007 quando ainda era blog e não haviam mídias sociais, e sei o quanto hoje esse algoritmo do feed é algo competitivo, político, as vezes até violento, agora imaginem isso para uma marca de luxo?! Tenho certeza que o ano de 2020 ensinou muitas coisas para as marcas e acredito que cada uma delas conseguiu ver o que é bom pra sua marca ou não.
Além de pensar como se comunicam com os clientes, as marcas precisam ver como produzem suas coleções e a Bottega já fez isso em outubro de 2020, quando apresentou sua última coleção para um pequeno grupo de celebridades.
Para mim, essa saída foi bem pensada, super estratégica e tá dando super certo! A Bottega é uma marca mega desejada, com clientes e fãs bem consolidados, que reconhecem a valorização do exclusivo da marca!
Aqui uma fotinho minha com minha amada Bottega!
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 2
Minha percepção foi diferente. Achei cafona a marca ter como um valor fugir de massificação.
Em um mundo que está cada vez mais indo para um lado de democratizar informação e acesso a diferentes pontos de vista.
Instagram é uma forma democrática de acesso a informação. Óbvio que a empresa pode ter um posicionamento de preços e público exclusivos…mas isso não tem a ver com acesso a informação. Ser couture e premium não passa por ai.
Empresas têm responsabilidade e moda também é arte (e consequentemente seu posicionamento representa seus valores e é uma forma política, sim). Admiro a Gucci que consegue, de forma classuda e inovadora, usar mídias sociais (tão presentes no dia a dia) para se posicionar. E diria que pouquíssimas pessoas no mundo consegue comprar uma bolsa Gucci também.
Acho até brega (e nada chique) criar feudos e grupos tão segmentados para discutir e mostrar produtos das marcas.
Acho uma manobra arriscada…veremos com o tempo. Acho válida a discussão.
Oiii Camila, td bem? Entendo sua argumentação. Mas entendo tbm a posição da marca, que já tem uma clientela e fãs bem consolidados. Obrigada pelo comentário e por estar aqui no blog. Bjos Mah