Se você é mulher e quer engravidar já deve ter se perguntado como fica o corpo após a gravidez. Essa é uma dúvida que permeia na cabeça de muitas mulheres, pois o medo de permanecer com estrias, celulite e flacidez é muito grande, principalmente para as mães de primeira viagem. Mas temos uma boa notícia: por meio de algumas medidas, uma dieta equilibrada, exercícios físicos e alguns truques é possível voltar a ter o mesmo corpo de antes. Assim como os tratamentos e fatores genéticos, os cuidados antes e depois da gestação são cruciais.
O Fisioteraoeuta Dermato Funcional, professor e influenciador digital Igor Lustosa – com mais de 41 mil seguidores no Instagram @ igorlustosa – explica que as estrias são cicatrizes que se desenvolvem quando acontece a destruição das fibras elásticas, causadas geralmente com o aumento e diminuição do peso. “As estrias no período de gestação são comuns e também não há motivos para entrar em pânico. Além de medidas simples que podem ser tomadas para evitar o aparecimento, os tratamentos de estética corporal já estão avançados atualmente, permitindo com que a mulher volte a ter o corpo de antes mesmo depois de ter o bebê”, explica o especialista.
Ainda de acordo com ele, outra preocupação das mulheres são as celulites. “Da mesma forma que a estria, a celulite também pode ser evitada por meio da alimentação. Cuidar do corpo e da autoestima é muito importante nessa época, pois eu já vi casos de mulheres que entraram em depressão pós-parto. Ao mesmo tempo, também é importante deixar claro que esse é um momento único na vida de uma mãe e é preciso que ele seja aproveitado sem que as mulheres se sintam mal, basta se cuidar que tudo ficará bem”, complementa.
Abaixo, ele lista os principais cuidados e tratamentos de estética corporal antes e após o parto. Confira:
1 – Hidrate a pele para evitar estrias: Igor conta que para evitar o aparecimento de estrias é necessário hidratar a pele, com óleo e muito hidratante. “O óleo de amêndoas é super recomendado para todas as partes do corpo, não tem contraindicação na gestação e pode ser misturado com outros cremes, como arnica, óleo de girassol, óleo de semente de uva, entre outros”, aconselha o especialista.
2 – Abuse do protetor solar: já é sabido que o protetor solar é importantíssimo não só na gravidez, mas em qualquer pessoa e época do ano. Na gestação, em específico, recomenda-se utilizar o protetor para bloquear o desenvolvimento de manchas que, futuramente, podem se tornar irreversíveis. “É necessário se proteger do sol para evitar o melasma – doença muito comum na gravidez. Outra dica é aplicar no abdômen, seios, pescoço e colo caso você se exponha ao sol, pois nessas áreas também há formação de manchas durante a gestação, releva.
3- Previna a flacidez: durante a gestação, a barriga vai crescendo, vai esticando e rompe as fibras, gerando a famosa e indesejável flacidez. Porém, o especialista e influenciador digital explica que, para um estiramento saudável, será necessário manter a pele saudável durante os nove meses.
“É muito comum as mães reclamarem de flacidez. Dependendo da idade e do grau, conseguimos recuperar quase tudo, agora, se for alguém que não se preocupou com os cuidados com a pele, recuperar é ainda mais difícil. O que é importante para resgatar a pele antes é a prevenção. Caso você seja uma mulher que já vem no pós parto com a pele hidratada, você consegue resgatar de forma natural e rápida. Por isso, se cuide sempre!”, aconselha.
4 – Opte por tratamentos alternativos: os procedimentos de uso nesse período são mais voltados a terapias alternativas, massagem comum, massagem com pedras quentes – sempre com cosméticos liberados para as grávidas. “Recomendo bastante a massagem com bambu, drenagem, drenagem linfática, ofurô e outros tratamentos que proporcionem um momento de relaxamento e conforto”, aconselha o especialista.