Hoje vamos falar sobre um assunto que estou vivendo neste momento: a alimentação pós parto! Quem vai dar as dicas é a expert no assunto de nutrição Helena Borges Kauche Ramos.
Estou sentindo muito mais dificuldades na minha alimentação amamentando a M.A do que quando estava grávida. Durante a gravidez a gente come algumas bobagens e não sente se faz mal ao bebê ou não (claro que sem exageros, né?). Já durante a amamentação, se você come algo que pode dar cólicas, o bebê sente no mesmo dia! É um sufoco, viu! Passo muuuuita vontade, principalmente com doce, mas sei que vale a pena! Ps: muitos bebês não tem cólicas, por isso não é regra! Enfim, Helena, agora é com você rs!!!
Depois do parto, a grande preocupação é a perda de peso, mas, precisamos entender que este processo de transformação foi ao longo de nove meses, período de mudanças físicas, e psíquicas, e não será em alguns dias que tudo voltará a ser como era antes; é um processo fisiológico, os órgãos estão maiores, ainda existe uma grande quantidade de líquidos e gorduras.
Neste período não é indicado fazer restrições alimentares e sim, alimentação saudável, além de contribuir para tudo voltar ao normal, à amamentação é uma excelente aliada, consumir alimentos que estimulam a produção de leite também é fundamental.
Amêndoas:
Ela traz saciedade. Ótima opção para lanche, quando sentir fome e estiver na rua, é fácil de levar em saquinhos pequenos e de manter na bolsa. Traz alívio da constipação, distúrbios respiratórios, anemia, tosse e diabetes. Cuidado com a quantidade, pois apesar dos benefícios é um alimento calórico, consumir 5 amêndoas ao dia.
Blueberries:
Ricos em antioxidantes, mirtilos ou blueberries é uma excelente fonte de nutrientes para as mamães que amamentam. Elas estão cheias de vitaminas e minerais que ajudam a manter seus níveis de energia elevados, fácil de colocar em cereais, sucos ou em iogurtes. Suco ou smoothie de blueberry pode acrescentar morangos.
Arroz integral:
Saudável, os grãos integrais ajudam a manter a energia alta e ajuda as mamães produzirem leite de melhor qualidade para o seu bebê. O arroz integral pode ser cozido com legumes como cenoura, abobrinha, vagem, entre outros. Outro arroz que gosto muito é o sete grãos.
Frutas Cítricas:
Mamães amamentando precisam ainda mais de vitamina C do que as mães grávidas. Laranja e outras frutas cítricas são excelentes para amamentação, além de contribuir com a saúde na prevenção de resfriados, que neste momento é tão intenso, não pode passar nem perto! Tome sempre um copo de suco de laranja pela manhã, ou no lanche da tarde, e para variar o sabor, sempre bata junto com outra fruta, com morango ou mamão, outra combinação que adoro é laranja, cenoura e beterraba.
Espinafre:
Espinafre é cheio de vitamina A, que seu bebê precisa. E o melhor de tudo, os vegetais verdes são preenchidos com antioxidantes, e são de baixa caloria.
Água:
Novamente vou falar da água meninas, neste período de amamentação a água esta diretamente ligada com a quantidade de leite produzida, ter sempre ao lado da poltrona de amamentar uma jarrinha.
Ajuda a manter o corpo limpo e hidratado, contribui para a perda de peso e com a pele saudável.
Deixe pela manhã uma jarra de água na geladeira com rodelas de frutas ou folhas. Isso dá um sabor à água, pedaços de morango / limão / laranja / hortelã.
Vou seguir as dicas à risca rsrsrs!!!! Obrigada Helena por mais esta participação! Meninas, quem quiser tirar dúvidas com a Helena, o email dela é: [email protected] . Bjo bjo!
Respostas de 11
quero saber se o abacaxi faz mal para a saúde do meu bebe, pois amamento…