Minha irmã Marcela está com viagem marcada para Fernando de Noronha este mês, e com isso, ela que é suuuper ligada em dicas de revistas, jornais, internet, e tudo mais, me passou um guia completo sobre onde ficar, o que fazer e o que não fazer quando estiver na ilha! Aproveitando que Setembro é o melhor mês para conhecer o local… Já me deu uma mega vontade de ir! Afinal, temos que prestigiar o nosso país, certo? Anotem estas dicas, pegue seu marido e bye bye!
Roteiro de Noronha:
Segundo o Estadão, Noronha está em sua melhor e mais perfeita forma, e esta é a melhor temporada para visitar essa ilha (única, num total de vinte e duas, habitada) paradisíaca: sem chuvas, com temperaturas amenas e mar calminho.
Há um limite para a entrada de turistas na ilha: são permitidos apenas seiscentas por dia, por isso, é importante que a viagem seja planejada com antecedência. A segunda dica é escolher os assentos do lado Esquerdo (da ida) do avião, para ter uma vista aérea maravilhosa e já estrear a máquina fotográfica. Outra dica é pagar a Taxa de Preservação ambiental pela Internet (www.noronha.pe.gov.br) antes de ir, para evitar fila no aeroporto.
Hospedagem:
– Pousada Maravilha (www.pousadamaravilha.com.br)
A melhor e com a vista mais bonita da ilha. Fica na praia do Sueste.
– Tem a pousada Zé Maria também, que me disseram ser bem confortável e cujo restaurante serve uma comida deliciosa. É importante ficar hospedado em uma pousada conhecida e confiável pois Noronha é pobre em infra-estrutura, podendo até faltar água nas altas temporadas.
Praias:
As praias de Noronha se dividem entre as do Mar de Dentro e as do Mar de Fora. O ideal é começar pelas primeiras (do Porto de Santo Antônio até a ponta da Sapata), de areia fina e mar cristalino e sem ondas. Dizem que o legal é alugar seu próprio buggy e evitar os famosos tours (a não ser o tour de barco, para ver os famosos golfinhos rotadores), mas quem preferir um guia, pode tentar na Atalaia ou na Atairu Brasil (www.atairubrasil.com.br).
– Praia do Cachorro
Uma das praias “urbanas” de Noronha. Leia-se urbanas, aquelas com alguma infra-estrutura.
– Praia da Conceição
A preferida dos moradores da região, pois, além de ter areia fininha e branquinha, também está entre as urbanas.
– Boldró
Os surfistas a adoram na maré alta. Na vazante, surge uma piscina natural. Pôr-do-sol mais famoso de Noronha.
– Praia Cacimba do Padre
A preferida dos surfistas, pelas ondas perfeitas. Visual do morro Dois Irmãos ao fundo e pôr do sol lindo! Tem uma trilha, meio escondida, para a Bahia dos Porcos.
Agora, as “jóias da coroa”:
– Praia do Sancho
Sempre presente na lista das praias mais lindas do mundo! O acesso é difícil, por uma escadinha no meio das falésias mas a água azul turquesa – um paraíso – vale o sacrifício… Mas não esqueça de levar uma mochila com água, comidinhas, champagne (!), snorkel, toalhas, etc. Existem algumas árvores no fundo da praia para uma sombrinha…
– Baía dos Porcos
Um dos cenários mais impactantes de Fernando de Noronha, alcançada através de uma trilha de pedras vulcânicas. Esqueça das horas para curtir as piscinas naturais entre as pedras e nadar com peixinhos coloridos e arraias. Mas cuidado com a maré para não ficar preso por lá… Preste atenção no fluxo de pessoas.
Praias do Mar de Fora
– Praia do Leão
De uma beleza bem selvagem e com mar agitado. Tem esse nome devido a um rochedo do mar que teria formato de um leão-marinho existente lá.
– Atalaia e Baía do Sueste
As tartarugas “habitues” adoram! Visitas controladas pelo IBAMA.
Respostas de 10
olá a todos,
fui pra Noronha neste ultimo fim de semana. foi show de bola!!! Não consegui pagar a taxa ambiental pela internet, o codigo de barras que gerava era fanfarrado.
no mais foi tudo ótimo. fui com um grupo de 6 pessoas e alugamos doi bugges e pedimos dicas a um guia e com isso fizemos nosso proprio ilha tur, foi muito bom. demos uma economizada nesta parte. nadei com tartarugas na praia do Sueste, vi os golfinhos de perto, fiz aquasub e passeio de barco. A praia do sancho é simplesmente demais. sem palavras!!! um dia irei voltar lá e irei aproveitar mais esta obra prima de DEUS!!!
OBS: no Flamboyan e Ousadia o preço da comida são mais em conta
beijos e abraços a todos
Jefferson
Ei Maria! Fui pra Noronha e consegui aproveitar muuuuuito! Entao, decidi montar um blog com algumas dicas, divulgando o trabalho dos nativos. Se vc puder divulgar no seu Blog, eu agradeco!
http://www.dicasdenoronha.blogspot.com
Ola Mariah! Obrigada pelas dicas…mto boas!!!
Estou indo agora em setembro… estou super empolgada!!!
Queira contratar um guia turistico por fora das agencias. Teria algum nome para indicar, para que eu posso procura-lo la? Vc acha que vale a pena ter alguem para acompanhar nos passeios??
Obrigada
Oi Fernanda! Sinceramente estas dicas foi a minha irmã que me deu! Eu nunca fui pra lá! Mas ela fez os passeios com o marido mesmo! Pergunte na sua pousada, acho que seria a melhor opção! Principalmente pelo fato de ser gente conhecida, né?!
Bjoooo
Muito boas as dicas, não sabia dessa de pagar a taxa de preservação ambiental antecipada pela internet… Valeu pelo artigo… Visita meu site: contabilidademantiqueira.com.br
DANIELLE, GERALMENTE JULHO CHOVE BASTANTE!
É INVERNO, ENTÃO É UMA ÉPOCA MAIS PROPÍCIA PARA CHUVAS. SE INFORME COM ALGUÉM ESPECIALIZADO NO ASSUNTO PARA VC TER CERTEZA!
MINHA IRMÃ FOI EM SETEMBRO E CHOVEU UM DIA SÓ.
OBRIGADA!!
MARIAH
Olá! Estou pensando em ir em Fernando de Noronha em julho, mas estou com medo de pegar só chuva. É uma boa época? Ainda pego chuva? Obrigada pela dica
Sobre a pousada da Morena, o q axam?
Mariah, Otimas dicas! Sugiro tbem a Pousada teju Açu , tem bangalôs charmosos e um restaurante delicioso!!
Lindo lindo , nao deixa nada a desejar , è a nossa Sardegna nao acha?
bjs
Susi
MAH!!1
FOI DOS LUGARES MAIS LINDOS Q JÁ VISITEI.
A POUSADA MARAVILHA É A UNICA COM VISTA PRO MAR E TEM COMIDA BOA!1
O MERGULHO TÁ ENTRE OS 10+ DO MUNDO, E É PERFEITO PRA NAMORAR…
PRECISA MAIS?
CRIS