A administração do seu tempo tem muito a ver com o seu sucesso profissional, inclusive o pessoal. Você tem feito algumas perguntas a si mesmo, como: ‘Estou administrando o meu tempo de forma correta? Por que não consigo entregar a tempo as minhas tarefas do trabalho? Será que preciso de mais de 24 horas para realizar todas as minhas obrigações?’ Se essas perguntas fazem parte do seu dia a dia, a sua administração com o tempo pode estar incorreta.
Além de saber administrar o seu tempo, você se torna uma pessoa mais organizada, o que influencia na qualidade de vida. De acordo com a Pesquisa feita pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, do Canadá, ‘gerenciar o tempo’ apresenta uma relação forte com o bem-estar. O bem-estar no trabalho pode aumentar a produtividade em até 12% e ainda diminui a pressão arterial, segundo a Mental Health Foundation (Instituição de Caridade do Reino Unido).
Toda mudança de hábito implica na rotina e na saúde, mudando a perspectiva de encarar as atividades do dia. Mas para isso é necessário muita força de vontade e muito foco, pois sair da zona de conforto nunca foi uma tarefa fácil. É bem normal ouvirmos sobre administração do tempo no trabalho, pois temos metas e tarefas com prazos a serem cumpridas, e quando vai encerrando o tempo de entrega, o funcionário tende a se sentir pressionado e com isso abalando o seu emocional e impactando de forma negativa a saúde.
Responsabilidade, autocontrole e foco são características que podem reduzir em 20% o risco de doenças neurodegenerativas, como: Alzheimer; Parkinson; Esclerose Múltipla. Segundo um estudo da revista Neuroepidemiology.
É imprescindível ter estratégias para lidar com a organização do seu tempo nos dias atuais, no qual assumimos diversas tarefas diferentes ao mesmo tempo. E claro, se colocadas de maneiras corretas, trarão benefícios e vantagens a longo prazo. Até porque, quando conseguimos fazer todas as tarefas com excelência e dentro do prazo de entrega, é comum nos sentirmos felizes e realizados. Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas mais disciplinadas tendem a ser mais felizes.
Organizar seu tempo não significa espremer todas as suas tarefas em um único dia e fazer tudo de qualquer jeito, trata-se de otimizar a forma de como você trabalha. Um bom exemplo é: executar as tarefas mais simples de forma mais rápida para dedicar mais tempo às mais complexas.
Todo mundo pode ser mais produtivo do que normalmente é, isso porque é sempre importante rever o planejamento para identificar oportunidades de melhorias, reconhecendo as ações que prejudicam você não cumprir as tarefas no prazo, implicando no seu desempenho. Sentir-se constantemente apressado e com sobrecarga na vida pessoal e profissional, diminui a sua capacidade de concentração afeta o seu nível de energia, acarretando em problemas diante a sua desenvoltura para realizar suas atividades.
Quando você decide deixar para trás seus velhos modos de agir e adquirir novas estratégias, isso só irá te trazer benefícios. Você vai conseguir organizar melhor outras áreas da sua vida, como as finanças; bem-estar; tempo de lazer; começar um novo curso, entre outros. Consequentemente, você será visto com bons olhos e poderá inspirar outras pessoas por estar mais feliz pelo modo de como administrar o seu tempo e lidar com os prazos.
Como especialista do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), cito algumas dicas para melhor organizar o seu tempo, tanto na vida pessoal, quanto na profissional e alcançar os tão sonhados benefícios:
1- Otimização: Comece a sua jornada no trabalho pelos trabalhos mais difíceis;
2- Planejamento: Tenha controle sobre os seus próximos passos, anote em um bloco de notas todas as suas tarefas e assim que for concluindo, marque um “ok”, o que lhe dará uma sensação de dever cumprido;
3- Horário: Defina quanto tempo precisa para realizar tal atividade, prazos são importantes e podem te deixar mais produtivo;
4- Definição de metas: Ao cumprir tarefas de curto prazo, adiante as possíveis tarefas dos dias seguintes;
5- Especialização: Faça algum curso ou capacitação para melhor entender como essa organização de tempo pode ir além de apresentar uma mudança de rotina, mas também te proporcionar sensações incríveis, e te motivar a ser uma pessoa melhor a cada dia, e com mais felicidade e sonhos.
O Cebrac pode te ajudar a ter uma organização do tempo mais eficiente.
Fonte: Maria Eduarda ([email protected]) / Rogério Silva é CEO do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos