A busca por mais contato com a natureza virou uma das principais demandas da arquitetura e decoração. Essa necessidade, unida à multiplicação de apartamentos com pouca metragem, abre espaço os queridinhos jardins verticais, que já se tornaram elementos consagrados nos projetos.
A estrutura tem como premissa unir uma ou mais espécies de plantas em lugares menores, formando um painel vivo que agrega textura e cor aos ambientes, além de garantir mais conforto e bem-estar. Se você deseja o jardim dos sonhos em um pequeno espaço, confira esses projetos para se inspirar:
Varandas
Projetos: UNIC Arquitetura | Foto: Eduardo Macarios
Os jardins verticais são perfeitos para compor varandas – cobertas ou não. Nesses dois projetos assinados pelo escritório UNIC Arquitetura, o elemento dá um toque de cor à uma paleta mais neutra.
In door
Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer
Para quem deseja colocar mais verde dentro de casa, o jardim vertical também é uma ótima opção. Nesse ambiente, assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, a montagem segue o formato arrendondado do local e é pano de fundo para uma prateleira suspensa.
Áreas comuns
Projeto: Renata Fraidg, Zellman Empreendimentos | Foto: Marcelo Stammer
A alternativa também vale para espaços maiores, como as áreas comuns de prédios, por exemplo. Para o Elizath Residence, da Zellmann Empreendimentos, a designer Renata Fraidg optou por um jardim vertical mais colorido e com mix de texturas.
Corporativo
Projeto: Ponto41 | Foto: Melvin Quaresma
Engana-se quem pensa que o verde combina apenas com projetos residenciais! Para esse escritório de advocacia a arquiteta Danielli Wal e a designer Mayara Wa, da Ponto41 apostaram no jardim vertical, juntamente ao projeto lumiotécnico, para proporcionar mais bem-estar ao ambiente de trabalho.
Fonte: Marina Creplive – Prime Comunicação ([email protected])