Ahhh, o verão!! As altas temperaturas da estação pedem dias com direito a banhos refrescantes no mar ou na piscina. Afinal, é impossível resistir a um convite para relaxar e buscar alívio para o calor. No entanto, esses momentos tão prazerosos podem prejudicar a saúde dos seus fios.
Sal, cloro, exposição ao sol, areia, excesso de suro, entre outros fatores podem danificar as madeixas, e por isso a especialista Carla Nogueira, dermatologista da Mais Cabello – clínica referência em transplante e tratamentos capilares – traz dicas fundamentais para quem quer curtir o verão, sem descuidar dos cabelos. Confira abaixo:
1 – Prepara o cabelo antes e depois dos mergulhos
Seja praia ou piscina, antes de sair de casa, blinde o seu cabelo. “Essa vai ser a principal função para proteger os fios”, explica a médica. Cremes de pentear com proteção solar são uma boa pedida para essa missão e devem ser reaplicados durante todo o dia, após cada mergulho. “O produto vai servir como um escudo, preservando os fios das agressões do sol e do contato com o sal ou cloro”, complementa. Ao chegar em casa, capriche na hidratação com mascaras potentes que ajudam a repor os nutrientes perdidos por conta do calor e das agressões.
2 – Para cada mergulho, uma ducha
Cada vez que sair da piscina ou do mar, enxágue os fios. “Assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. Quanto menos contato com elas, menor será o dano” esclarece a dermatologista.
3 – Use óleos ao seu favor
Com o calor a frequência da lavagem dos fios aumenta e isso pode acabar abrindo as cutículas dos fios, dando a impressão de cabelos mais armados e cheios de frizz. Apesar de a hidratação ser fundamental, ela sozinha, não consegue dar conta de nutrir as madeixas de uma forma completa. Os óleos são bons aliados. “Os mais populares são os de macadâmia e de argan. Eles potencializam a lubrificação dos fios, deixando-os mais maleáveis, brilhantes e sedosos. Se tiver cabelo oleoso, aplique o produto em pouca quantidade, apenas nas pontas. Se ele estiver mais ressecado, aposte em óleo vegetal de coco ou azeite de oliva”, indica a especialista.
4 – Faça um cronograma capilar