Você sabia que o verão pede por atenção redobrada com as unhas?! A combinação sol, praia e piscina pode deixá-las amareladas, enfraquecidas e, até mesmo, descamar e quebrar. Pensando em diferentes momentos de autocuidado da rotina – e até mesmo acompanhando o momento das férias – a Lanossi Beauty & Care separou alguns kits indispensáveis e dá dicas para manter as unhas bonitas e bem cuidadas.
Água: melhor amiga
O alto índice de radiação solar faz com que as unhas cresçam mais rápido ao longo do verão, por isso, a primeira e mais importante dica para que os impactos sejam minimizados é: hidrate-se! Ambientes com cloro ou sal deixam as unhas e a região da cutícula mais ressecadas. Além disso, podem aumentar a proliferação de fungos. O ideal é que sejam ingeridos, ao menos, dois litros de água por dia. Escolha um copo de um litro, com aquela estampa bem veraneia, para ir tomando ao longo do dia.
Deixe sua unha respirar
Com a correria do dia a dia, às vezes, deixamos o esmalte nas unhas por mais de uma semana, não é mesmo? Mas saiba esta prática é bastante prejudicial, pois lesões esbranquiçadas, chamadas de granulações tóxicas, podem surgir e acarretar alergias.
O ideal é que as unhas fiquem sem esmaltes por, no mínimo, 12 horas entre uma esmaltação e outra. E, claro, não passe o esmalte diretamente nas unhas, use sempre uma base para protegê-las.
Fuja da umidade
Procure não deixar as unhas molhadas, principalmente se você tiver alongamento em gel, já que isso pode facilitar a proliferação de fungos. Utilize chinelos ou sandálias na beira da piscina e em banheiros, até mesmo no banho para evitar doenças como a candidíase. No caso da piscina, tente retirar o calçado apenas quando for, de fato, entrar na água, e tenha sempre um lencinho ou toalha para secar bem os pés e as mãos.
Melhor prevenir do que remediar