Continuando nossa viagem pelo Peru, fomos para Cusco! Preciso falar que não senti muito a altitude gente, não tive dor de cabeça, não senti falta de ar. O que tive foi um pouco de “zonzeira”, mas durou muito pouco tempo, não precisei nem mascar folha de coca hahaha! Tomei uma Neusaldina antes de decolar de Lima e o nosso guia disse para tomar bastante Gatorade, segundo ele a folha da Coca não ajuda tanto e se consumir muito, pode soltar o intestino.
Vou começar os posts sobre o interior do peru com este lugar que passamos a caminho do Valle Sagrado chamado Chincero, formado por um pequeno povoado pré-hispânico, com origem de uns mil anos. O caminho para Chinchero é lindo e fomos por uma estrada pela borda da montanha. Lá em cima tem uma grande área plana, com solo bem fértil e eles produzem as diversas variedades de batatas do Peru. Fizemos um breve tour por essa cidade e conhecemos uma criação de Llamas. Amei!
Também fomos conhecer o trabalho de artesanato das peruanas, no centro cultural Parwa. Que trabalho lindo, 100% manual, com cores fortes e pelos de Alpaca! Os produtos com pelos da baby alpaca são os mais macios e valiosos. Os pelos são retirados a cada 4 anos só. Gente, o que mais gostei é que o povo de Chinchero ainda fala o idioma quéchua, dos Incas. Ahhh também aprendemos muito sobre sobre lãs, cores e ervas.
Olhem essas roupas que demais!
Fotos: Blog da Mariah