O instagram faz coisas maravilhosas por nós, né? rssss Tá certo que às vezes tem umas coisas chatas, mas que ele é tudo de bom nessa vida, ahhh isso ele é!
Foi através do Insta que conheci a fisioterapeuta Fransuélen Menezes. A Fran é de Araçatuba (coincidência né?) e é especialista em saúde da mulher, dermatofuncional e pilates. Tem um estúdio lindo de pilates em S.P e trabalha com bebês há anos. Foi por isso que nos conhecemos e daí surgiu este post no blog.
Quando a Maria Antonia estava tendo cólicas (ela tinha 1 mês de vida) a Fransuélen veio até a minha casa para me ensinar a fazer o ofurô e a shantala, massagem maravilhosa que acalma os bebês e é feita pelos pais.
Graças a ela a Maria Antonia conheceu o ofurô e AMOU, virou vício lá em casa, todas as noites após o banho dela, ela relaxava no ofurô rs. Isso a deixava mais calma e prontinha para dormir. O melhor era fazer perto do horário das cólicas, porque ela distraia com o ofurô. Fiz algumas perguntas pra Fran sobre o ofurô e a shantala, e ela explicou direitinho como funciona, etc… Olha só:
Sempre na hora do banho, a maioria dos bebês se sentem em um ambiente completamente desconhecido e desprotegido, pensando em amenizar esse stress causado pelo banho, foi criado o ofurô, ou uma banheira terapêutica (o famoso banho no balde). A partir do 6 mês de gestação, os bebês desenvolvem a memória intrauterina, e até os 9 meses de vida, serão capazes de recordar as sensações vividas no útero materno.
1- Blog da Mariah: Quais os benefícios do banho?
Fransuélen: O banho de ofurô proporciona ao bebê uma lembrança intrauterina, fazendo-o sentir em um ambiente familiar e seguro, acalmando, promovendo relaxamento e alívio de cólicas.
2- Quando iniciar o banho de ofurô?
Pode ser feito nos primeiros minutos de vida e até quando o bebê couber no ofurô.
3- Deve-se colocar algum produto na água?
A água deve ser livre de qualquer produto, porém com o objetivo de acalmar o bebê, pode ser colocado chá de camomila. Tornando o banho ainda mais relaxante, fazendo com que o bebê fique mais calmo e tenha um sono cada vez mais tranquilo.
4- Qual a temperatura ideal da água e quanto tempo o bebê deve ficar dentro?
A temperatura da água deve estar entre 36° e 37°, para isso utilize um termômetro, não confie apenas colocando a mão na água e testando em você, a pele do bebê é muito sensível. O tempo ideal é o bebê quem vai ditar, devendo ser até quando o bebê se sentir confortável, não ultrapassando 20min.
5- Tem algum modelo específico?
Em média os baldes têm entre 18 e 19 litros, deve ser livre de emendas no seu interior que possam cortar a pele do bebê. O fundo deve ser de forma arredondada para que o bebê se sinta mais confortável, ajudando a dar apoio e transmitindo maior segurança.Gosto de indicar o Tummy Tub, pois além de seu formato ser adequado, o material usado é livre de agentes tóxicos.
6- Como dar o banho?
O bebê deve estar completamente despido, porém, até o segundo mês de vida, recomendo, embrulhar o bebê em uma manta (toalha fralda), a partir do terceiro mês pode ser livre. Quanto ele for ainda novinho, a manta o faz lembrar-se dos limites do saco aminiótico ser encaixado no fundo, como se estivesse sentado. A água não deve ultrapassar os ombros do bebê, por isso deve-se colocar a água até o nível indicado no ofurô, para que quando o coloque no balde, não fique flutuando. Com uma das mãos, abaixo do queixo, apoie a cabeça do bebê, para que a boca não entre em contato com a água, pois ainda não consegue sustentá-la sozinho e com a outra mão dê o banho normalmente. No início pode ser necessária a ajuda de outra pessoa, até o momento que se sinta mais segura, enquanto uma segura o bebê a outra realiza o banho. O sabonete deve ser feito especialmente para bebês, geralmente neutro e de fórmulas mais suaves. Não deve-se utilizar grande quantidade de sabonete, pois o banho higiênico é apenas para retirar o suor e pele que descama e se acumula no corpo, já o banho relaxante pode ser mais longo.
Amei aprender um pouco mais sobre a shantala! É uma massagem super “carinhosa” e com eficácia na hora de acalmar o bebê. Deve ser feito pelos pais, com óleo de massagem próprio para baby (uso o da Granado) e antes do banho. A Fran vai explicar direitinho a seguir.
1- O que é a Shantala?
Shantala, é uma técnica de massagem indiana, para acalmar bebês. Descoberta pelo obstetra francês Frederick Leboyer, quando estava em viagem pela Índia, e se deparou com a cena de uma mulher, que massageava seu filho em calçada pública, seu nome era Shantala. Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la, e o fez por alguns dias, captando cada movimento, cada gesto. Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome específico, pois faz parte da rotina de cuidados com o bebê.
“Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho. Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados” Leboyer.
2- Quais os benefícios que ela traz para o bebê?
– O efeito terapêutico proporciona sensação de bem estar e relaxamento, ajudando a acalmá-lo e com isso um sono mais tranquilo;
– Ativa a circulação sanguínea e linfática, favorecendo o funcionamento dos órgãos internos;
– Favorece o sistema endócrino e gastrointestinal, aliviando cólicas;
– Auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, favorecendo o desenvolvimento sensório motor;
– Estimula o sistema respiratório;
– Diminui o vínculo entre mãe e bebê.
3- Qual produto usar para fazer a massagem?
Deve ser realizada com óleo natural de origem vegetal, levemente aquecido. Preferencialmente com cheiros mais suaves.
4- Tem uma idade mínima para iniciar a Shantala?
O ideal é iniciar apartir do 1º mês de vida, antes disso a mãe pode fazer movimentos de carícias, por todo o corpo do bebê, estimulando o toque.
5- É indicado fazer no momento das cólicas ou antes?
Um dos benefícios da técnica é aliviar as cólicas, mas caso o bebê sinta cólicas pode ser feito apenas os movimentos no abdômen, estimulando assim a saída dos gases e relaxamento da musculatura. Mas lembre-se, nesse momento, o bebê não deve ser estimulado muito tempo, pois fica menos receptivo, e em vez de trazer benefícios, deixa o bebê mais tenso.
6- Pode ser feita todos os dias? Quanto tempo deve durar?
Deve ser feita todos os dias, podendo fazer até duas vezes por dia. Deve-se iniciar com 3 repetições de cada movimento, conforme o bebê vai ficando mais receptivo, de 20 a 30min. Procure fazer a massagem sempre no mesmo horário e preferencialmente feita entre as mamadas.
7- Quem deve fazer a shantala?
Não existem restrições, podendo ser feita por babás, mas o ideal é que seja feita pela mãe ou pelo pai. Lembre-se que um dos benefícios é diminuir o vínculo entre mãe (pai) e o bebê. Uma dica é que não se fale durante a massagem, o ideal é que o bebê sinta o carinho, o amor através do toque e olhar.
Pena que não tiramos foto, juro que tentamos um dia, mas as nossas agendas estavam tumultuadas rs!!! Mas o que vale é a intenção rs, e podem ter certeza que estas dicas são preciosas e valem muito a pena!
Fran, muito obrigada pelo post e pelo dia que você foi em casa paparicar a M.A rsrsrs!!!! Ela amou e eu também! Vamos combinar outras vezes, hein?!
Ah, vou aproveitar para postar umas fotos do estúdio de pilates da Fransuélen em S.P
Gostaram das dicas, bloguetes?!
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 27
diminuir o vinculo? nao seria aumentar???
A shantala serve para AUMENTAR o vínculo.
Olá Mariah…
Primeiramente quero dizer que adoro seu blog e acompanho com frequência.. Parabéns!!!
Sou fisioterapeuta aqui em Araçatuba e tenho formação em saúde da mulher também, fiquei muito feliz em ver você divulgando essa área no seu blog, pois ainda não é muito conhecida e com certeza tem muito a oferecer às gravidinhas e seus bebês.
Beijos
Mariah,no post está escrito q um dos benefícios da Shantala é diminuir o vínculo entre mãe(pai) e bebê- está escrito em dois locais!! Foi isso mesmo q vc quis dizer ou aumenta o vínculo??? Bj
Meninas é aumentar!!! Vou corrigir! Beijos e obrigada Alessandra!
Mariah, você está uma fofura como mãe!
Beijinhos, Lalá ;**
http://www.laizapires.blogspot.com
Oi, Mariah! Adorei o post.. só não entendi a parte de a Shantala diminuir o vínculo entre mãe e bebê, vc saberia explicar pq? O bom não seria aumentar / fortalecer esse vínculo? Beijo!
Oi Mariah, obrigada por dividir esse momento, é tão especial. Minha filha ama o banho no \”baldinho\” rs a única coisa q eu não entendi foi que um dos benefícios da massagem seria de aumentar o vínculo entre mãe e filho, será q eu entendi errado? Parabéns pela princesinha:)
Boa tarde Mariah,
Parabéns pela matéria mas a shantala não seria para aumentar o vínculo da mãe com o bebê?
bjs
Mah, amei o post! Já fico logo pensando no meu pequeno (ou pequena) que terei um dia. 🙂
Mas acho que no item 7, o que ela quis dizer é que um dos benefícios é aumentar o vínculo entre o bebê e os pais, né? Desculpa ter dito, rs, mas acho que saiu um \”diminuir\” por engano no texto…
Adoro este tema e te admiro por estar sempre buscando formas de estreitar seus laços com sua pequena. É muito amor!
Beijos,
Simone
Bom dia Mariah!!
Parabens pelo blog! Adoro e leio todos os dias!
Sua MA é uma princesa mesmo, muito bela!
Agora, no post você mencionou duas vezes que o objetivo da Shantala e do ofurô é diminuir o vínculo entre os pais e o bebe! Corrige ai amiga!
Beijos!