Já que é vida nova para mim como mãe, por que não uma fase nova para o blog? Antes era “Diário de uma grávida”, agora será “Diário de uma mãe”!!! Ai, tenho tantas coisas para contar, não sei por onde começar, bloguetes!
Sei sim, pela amamentação!
Não posso começar falando sobre a amamentação e não ser verdadeira com vocês. Olha, amamentar a Maria Antonia está sendo a melhor coisa da minha vida, mas não é fácil não! Hoje ela está com 26 dias de vida e até a segunda semana doeu muuuuuito! Ainda dói um tiquinho, mas nem se compara ao que passei no comecinho. O que mais dificulta nos primeiros dias é que o leite de verdade ainda não saiu, só o colostro. O meu leite desceu no quinto dia, após o nascimento dela. Fiquei tãoooo feliz, vocês não imaginam! É uma satisfação para a mãe ver que pode alimentar o seu filho, né? Infelizmente existem casos que o leite não desce, conheço várias amigas que não conseguiram amamentar. Se isto acontece, não devemos desanimar, pois acredito que podemos dar carinho e amor de várias outras formas para nossos babies, não é mamães?
Bom, quando eu ainda estava no hospital, recebi algumas dicas de como amamentar. Mas hoje, com muito leite, acho que não tem muito segredo não. Cada mãe sabe qual a melhor forma de amamentar o seu filho. O que aprendi e acho legal passar pra vocês é deixar o bebê na posição certa, com o nariz de fora para não prender a respiração, a boquinha beeeeeem aberta e deixar 20 minutos em cada peito. Aliás, não sei se esta “regra” do tempo é a mesma para todas, mas eu deixo a M.A mamar 20 minutos em um, coloco ela pra arrotar, e depois dou mais 20 no outro. A pediatra dela disse que o importante é ela mamar até o final desses 20, pois o leite “gordinho” e bem nutritivo sai mesmo no finalzinho. O nosso leite tem 3 fases: uma mais líquida, uma médio e a última bem nutritiva. Por isso é importante deixar o tempo certo. Mas, de uns dias pra cá, a Maria Antonia tem mamado 20 em um peito e 10 no outro e não quer mais. Acho que ela mama com tanta força e tão rápido que chega no final do outro peito, não aguenta rs!!!! Já aconteceu isso com os seus babies? Ah, e sempre começar pelo peito que terminou!
Sobre a dor nos seios… Eu senti taaaanta dor no começo que recorri à varios produtos que me indicaram. Quando estava grávida, não fiz nada como prevenção, e hoje me arrependo muito! Poderia ter ao menos tomado sol ou passado pomada, mas e a preguiça da pessoa? rsss
Algumas mulheres já me falaram que não sentiram dor nenhuma para amamentar! Eu sei que é verdade, mas não consigo acreditarrrrr rsrsrs!!!!! Então, estas dicas vão valer para quem realmente precisa de uma ajuda, tá?
1-) Pomadas para rachaduras dos seios: Mustela, Medela e Lansinoh.
A Mustela foi uma dica preciosa de uma amiga e tem a função de dar uma leve anestesiada nos bicos dos seios. Como as outras duas, ela é própria para o bebê também, ou seja, não tem problema deles encostarem a boca. Este “balm” usei nas duas primeiras semanas, junto com a Lansinoh (passava uma por cima da outra mesmo).
Quando minha irmã foi fazer o meu enxoval, ela comprou esta pomada da Medela, marca que eu amo própria de bebê. É ótima e não meleca tanto quanto a da Lansinoh. As duas tem a mesma função, mas acho que a Medela não vende no Brasil (me corrijam se eu estiver errada). Indico as duas marcas, ambas são de lanolina e não faz mal para o bebê.
2- Outros acessórios que fazem parte da amamentação: Medela Tender Care Hydrogel, conchas da Chicco e absorventes de seios da Lansinoh.
Este Hydrogel da Medela serve para dar um alívio para os seios. Explico: é um “pad” de gel que você coloca na geladeira (ou não) e coloca nos seios após a amamentação. Refresca no momento que você coloca, dá um alívio, mas não tira a dor de amamentar.
As conchas da Chicco é uma maravilha, estou usando muuuito, assim como estes absorventes da Lansinoh. As conchas são excelentes quando você tem muito leite e os seios ficam “duros” rapidamente. Agora que a M.A está mamando super bem, não uso tanto, mas até semana passada ficava o dia inteiro com elas. O bom é que o leitinho que sai fica guardado dentro delas e vocês podem guardar este leite numa garrafinha na geladeira ou até congelar. Você não perde o leite, entendeu? A única coisa chata é que se abaixarpara pegar alguma coisa, pode molhar a roupa e o sutian! Nossa, eu estou trocando de roupa 3 vezes ao dia hahaha!!!! Sutian de amamentação é 1 por mamada hahaha!
O mais chato de tudo é dormir, pois tem noites que a Maria Antonia chega a ficar 5 horas seguidas dormindo. É ótimo para o meu sono rs, mas os seios ficam tão cheios que eu fico com medo de empedrar (até hoje não empedrou, ainda bem!). Na maioria das noites eu durmo com o absorvente da Lansinoh (as conchas incomodam pois são duras), mas quando acordo tenho que tirar um pouquinho com a bombinha antes dela mamar, pois quando está muito cheio, fica difícil dela pegar. Aiiii geeeeente, quanta coisa hahaha!!!!
Ahhh, a bombinha de tirar leite é extremamente necessário, hein? Não esqueçam de comprar no enxoval! Tirei muuuito leite com a bombinha até ela mamar pra valer. Alivia muito e diminui o risco de empedrar.
Bom, a última dica é para as mães que fizeram cesárea, como eu. Para diminuir a cicatriz, podemos usar e abusar de certos produtos, como o spray Kelo-Cote e o gel da Mederma. O spray foi indicação do meu médico e vende em qualquer farmácia (achei fácil em Araçatuba). O gel comprei nos Estados Unidos. Ambos são excelentes. Além deles, meu médico me indicou uma fita adesiva de silicone para ficar o dia todo.
Claro que devemos usar só com a aprovação do nosso médico, hein meninas? A minha cicatriz já nem aparece mais, ficou melhor do que eu esperava. Estou cuidando bastante, mas também sei que ela está bonitinha assim por mérito do meu “doctor” Dr. Paulino hehehe.
Bom bloguetes!!! Espero que gostem deste post, me esforcei para dividir o máximo de experiências com vocês! No meu caso, amamentar doeu demais, mas hoje é o momento de maior felicidade na minha vida! Por isso eu falo com toda a força: NÃO DESISTAM! São 15, 20 dias de dor, aflição, desânimo, casaço… Mas tudo isso PASSA!!!! É a melhor coisa do mundo ver o seu bebêzinho mamando no seu peito, no seu colo, fazendo barulhinhos, mexendo a boquinha, olhando pra você! É emocionante! Ahhh, acho até que une ainda mais a relação do marido com a mulher, sabia? O Antonio via o meu sofrimento, mas também que eu estava lá, com muita vontade de amamentar a nossa filha, e me beijava, dava mais carinho, fazia massagem na minha perna hahaha. Até hoje ele faz isso, é muito emocionante este momento de filha, pai e mãe, ou seja, a nossa família que se formou! Falando assim até fico emocionada!
Bom, então vocês já entenderam né? Não desistam de amamentar por causa da dor! São poucos dias chatos, mas muuuuuitos dias maravilhosos pela frente!
Vou voltar com esses posts tá? Diário de uma mãe! Quero a opinião de TODAS nos comentários! Bjo bjo!
UPDATE: Esqueci as duas dicas mais importantes: TOMAR SOL e PASSAR O PRÓPRIO LEITE NOS SEIOS! Ajuda muito!!!! Casca de banana geladinha também!
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 238
Adorei o post, as dicas, enfim…..vc compartilhar conosco a sua experiência!!!!! Minha Manuela nasce essa semana e não vejo a hora de poder amamentá-la!!! Sabendo dessas dificuldades iniciais, ja me preparo para não desanimar! Ser persistente!!!!! Um grande bj pra vc e estou aqui sempre atenta as suas dicas!!!
Gostaria de saber dicas dessas bombas tirar leite. Qual vc comprou? Adorei seu post.
Oi Mariah, estou amando suas dicas! Qual é a sua bomba?
Na primeira gravidez eu tinha uma da Lillo e nao gostei e
Agora estou gravida novamente queria uma dica… Bjos!
Oi Mariah, parabens pela princesinha d pelo post. Moro em NY e tenho um baby boy que acabou de fazer um aninho e amamentei ele no peito. Tenho uma dica pra voce usei o protetor Lilly Pads que é de silicone e voce consegue usar ele por aproximadamente dois meses. Vende avulso o liquido que vira espuma e voce lava apos cada mamada. E tambem tem wipes pra carregar na bolsa se nao tiver como lavar. É super pratico, higienico pois nao deixa vazar leite, e voce pode dormir e ate nadar tranquila porque nao vaza por causa da succao. Desculpa meu portugues moro aqui ja faz 16 anos. Nao sei se vende no Brasil mais se tiver como esperimenta pois vc nao vai se arrepender. Bjos e se quizer alguma dica é so pedir.
Mariah,
Estou adorando seus posts neste estilo, \”diário\”. Sou casada há dois anos e, em breve, pretendo encomendar meu baby tb. Vc tem me ajudado a me preparar para esse momento, ainda mais que já te acompanho e leio o blog há algum tempo, parece que te conheço. Parabéns pela sinceridade, coragem e disponibilidade em tratar de um assunto tão íntimo. As dicas são preciosas e vc sempre me deixa emocionada, estou realmente gostando muito!
Um beijo grande,
Lu.
Eu sentia muita dor, tb achava a coisa mais linda o olharzinho, o barulhinho, e até qdo ele ficava bravo pq não saía nada. Infelizmente estou nessa porcentagem de mulheres que não desce o leite. Mas Mariah, falando de vc! Como eu te admiro!!! Vc é inspiração pura em tds os momentos de sua vida que nos expõe. Tudo que vc se propõe a fazer, é perfeito. O seu jeitinho de mãe, de mulher e de esposa! Nossa, quero tanto bem a você! te acho linda por dentro e por fora! Queria muito te conhecer um dia! Quem sabe a vida não me reservará isso, hein!?
Fica com Deus, vc e sua lindíssima família! Deus esteja pertinho sempre!!
Beijos
Yo
Mariah, sou mãe de primeira viagem também e a minha Laura que tem apenas 50 dias, tenho tanto leite que ela não consegue secar nem um peito direito. Portanto, não sei se estou fazendo certo, pois sempre fico com um peito cheio e outro vazio.
Iandra, deixe ela mamar o quanto quer, ou pelo menos tente esvaziar um peito todo. Se ela não quiser o outro de jeito nenhum, tire com a bombinha pra não ficar doendo e guarde este leite para um dia q vc precisar.
Bjs!
Mah, queria te parabenizar pelo esforço com a amamentacao da sua princesa!
Espero que suas bloguetes se inspirem e abrace. A causa pq realmente nao é facil, mas a recompensa é tão bka aover seu bebê crescendo, feliz, saudável e apenas com seu leite 😉
Muito amor né?! Parabens mesmo!
Queria sugerir um post sobre a bombinha que você falou ser essencial!
Qual foi a marca e o modelo? Tem umas muito caras e que não fucionam. Dá essa dica pra gente!
Beijosss pra você e Maricota 😉
Oi Mariah! Seu post realmente foi muito bom! acho super importante as grávidas saberem o que esperam por elas, que não é tudo mil maravilhas, o primeiros dias realmente são bem difíceis e muitas vezes desanimadores. Passei por todas as dores possíveis, e nada do que eu fazia melhorava, antes mesmo da Sarah nascer eu tomava banho de luz nos seios, passava bucha vegetal, mas NADA disso ajudou. Usei as pomadas, aliviavam um pouco mesmo, mas acho que só o tempo vai melhorando as cicatrizacões. Agora a Sarah está com 4 anos e vai ganhar um irmaozinho. Já sei o que me espera!kkk Para mim a melhor dica que me deram na primeira gravidez e que vou com certeza seguir com o nascimento do segundo baby é o livro Nana Nene da editora Nexo Editorial, autor Gary Ezzo. Ele me ensinou a educar a Sarah nos horários das mamadas e a dormir. Foi fantástico! Muita gente achou que eu era um pouco rígida e não aprovava o livro, mas foi o livro que me ajudou a educar a Sarah com seus horários. Depois de 6 semanas ela já dormia a noite toda e é assim até hoje. Não acredito que tem nene que nasce bonzinho, acredito sim, que os pais educam e ensinam desde o seu nascimento. Pra mim, essa foi a melhor dica que me deram!
Um beijo e parabéns,
Debora
Oi, Mariah!
Fiquei muito emocionada com este post seu! Parabéns por aguentar as adversidades na amamentação e por informar – tão bem!!! – as outras meninas que ainda não passaram por isso.
Foi igualzinho comigo e minha filhinha, um ato de amor com um tanto de dor, hehe. Sabe o que é melhor? Estou com meu segundo filhinho e nada disso se repetiu, só a delícia de amamentar…
Beijinhos!