Já que é vida nova para mim como mãe, por que não uma fase nova para o blog? Antes era “Diário de uma grávida”, agora será “Diário de uma mãe”!!! Ai, tenho tantas coisas para contar, não sei por onde começar, bloguetes!
Sei sim, pela amamentação!
Não posso começar falando sobre a amamentação e não ser verdadeira com vocês. Olha, amamentar a Maria Antonia está sendo a melhor coisa da minha vida, mas não é fácil não! Hoje ela está com 26 dias de vida e até a segunda semana doeu muuuuuito! Ainda dói um tiquinho, mas nem se compara ao que passei no comecinho. O que mais dificulta nos primeiros dias é que o leite de verdade ainda não saiu, só o colostro. O meu leite desceu no quinto dia, após o nascimento dela. Fiquei tãoooo feliz, vocês não imaginam! É uma satisfação para a mãe ver que pode alimentar o seu filho, né? Infelizmente existem casos que o leite não desce, conheço várias amigas que não conseguiram amamentar. Se isto acontece, não devemos desanimar, pois acredito que podemos dar carinho e amor de várias outras formas para nossos babies, não é mamães?
Bom, quando eu ainda estava no hospital, recebi algumas dicas de como amamentar. Mas hoje, com muito leite, acho que não tem muito segredo não. Cada mãe sabe qual a melhor forma de amamentar o seu filho. O que aprendi e acho legal passar pra vocês é deixar o bebê na posição certa, com o nariz de fora para não prender a respiração, a boquinha beeeeeem aberta e deixar 20 minutos em cada peito. Aliás, não sei se esta “regra” do tempo é a mesma para todas, mas eu deixo a M.A mamar 20 minutos em um, coloco ela pra arrotar, e depois dou mais 20 no outro. A pediatra dela disse que o importante é ela mamar até o final desses 20, pois o leite “gordinho” e bem nutritivo sai mesmo no finalzinho. O nosso leite tem 3 fases: uma mais líquida, uma médio e a última bem nutritiva. Por isso é importante deixar o tempo certo. Mas, de uns dias pra cá, a Maria Antonia tem mamado 20 em um peito e 10 no outro e não quer mais. Acho que ela mama com tanta força e tão rápido que chega no final do outro peito, não aguenta rs!!!! Já aconteceu isso com os seus babies? Ah, e sempre começar pelo peito que terminou!
Sobre a dor nos seios… Eu senti taaaanta dor no começo que recorri à varios produtos que me indicaram. Quando estava grávida, não fiz nada como prevenção, e hoje me arrependo muito! Poderia ter ao menos tomado sol ou passado pomada, mas e a preguiça da pessoa? rsss
Algumas mulheres já me falaram que não sentiram dor nenhuma para amamentar! Eu sei que é verdade, mas não consigo acreditarrrrr rsrsrs!!!!! Então, estas dicas vão valer para quem realmente precisa de uma ajuda, tá?
1-) Pomadas para rachaduras dos seios: Mustela, Medela e Lansinoh.
A Mustela foi uma dica preciosa de uma amiga e tem a função de dar uma leve anestesiada nos bicos dos seios. Como as outras duas, ela é própria para o bebê também, ou seja, não tem problema deles encostarem a boca. Este “balm” usei nas duas primeiras semanas, junto com a Lansinoh (passava uma por cima da outra mesmo).
Quando minha irmã foi fazer o meu enxoval, ela comprou esta pomada da Medela, marca que eu amo própria de bebê. É ótima e não meleca tanto quanto a da Lansinoh. As duas tem a mesma função, mas acho que a Medela não vende no Brasil (me corrijam se eu estiver errada). Indico as duas marcas, ambas são de lanolina e não faz mal para o bebê.
2- Outros acessórios que fazem parte da amamentação: Medela Tender Care Hydrogel, conchas da Chicco e absorventes de seios da Lansinoh.
Este Hydrogel da Medela serve para dar um alívio para os seios. Explico: é um “pad” de gel que você coloca na geladeira (ou não) e coloca nos seios após a amamentação. Refresca no momento que você coloca, dá um alívio, mas não tira a dor de amamentar.
As conchas da Chicco é uma maravilha, estou usando muuuito, assim como estes absorventes da Lansinoh. As conchas são excelentes quando você tem muito leite e os seios ficam “duros” rapidamente. Agora que a M.A está mamando super bem, não uso tanto, mas até semana passada ficava o dia inteiro com elas. O bom é que o leitinho que sai fica guardado dentro delas e vocês podem guardar este leite numa garrafinha na geladeira ou até congelar. Você não perde o leite, entendeu? A única coisa chata é que se abaixarpara pegar alguma coisa, pode molhar a roupa e o sutian! Nossa, eu estou trocando de roupa 3 vezes ao dia hahaha!!!! Sutian de amamentação é 1 por mamada hahaha!
O mais chato de tudo é dormir, pois tem noites que a Maria Antonia chega a ficar 5 horas seguidas dormindo. É ótimo para o meu sono rs, mas os seios ficam tão cheios que eu fico com medo de empedrar (até hoje não empedrou, ainda bem!). Na maioria das noites eu durmo com o absorvente da Lansinoh (as conchas incomodam pois são duras), mas quando acordo tenho que tirar um pouquinho com a bombinha antes dela mamar, pois quando está muito cheio, fica difícil dela pegar. Aiiii geeeeente, quanta coisa hahaha!!!!
Ahhh, a bombinha de tirar leite é extremamente necessário, hein? Não esqueçam de comprar no enxoval! Tirei muuuito leite com a bombinha até ela mamar pra valer. Alivia muito e diminui o risco de empedrar.
Bom, a última dica é para as mães que fizeram cesárea, como eu. Para diminuir a cicatriz, podemos usar e abusar de certos produtos, como o spray Kelo-Cote e o gel da Mederma. O spray foi indicação do meu médico e vende em qualquer farmácia (achei fácil em Araçatuba). O gel comprei nos Estados Unidos. Ambos são excelentes. Além deles, meu médico me indicou uma fita adesiva de silicone para ficar o dia todo.
Claro que devemos usar só com a aprovação do nosso médico, hein meninas? A minha cicatriz já nem aparece mais, ficou melhor do que eu esperava. Estou cuidando bastante, mas também sei que ela está bonitinha assim por mérito do meu “doctor” Dr. Paulino hehehe.
Bom bloguetes!!! Espero que gostem deste post, me esforcei para dividir o máximo de experiências com vocês! No meu caso, amamentar doeu demais, mas hoje é o momento de maior felicidade na minha vida! Por isso eu falo com toda a força: NÃO DESISTAM! São 15, 20 dias de dor, aflição, desânimo, casaço… Mas tudo isso PASSA!!!! É a melhor coisa do mundo ver o seu bebêzinho mamando no seu peito, no seu colo, fazendo barulhinhos, mexendo a boquinha, olhando pra você! É emocionante! Ahhh, acho até que une ainda mais a relação do marido com a mulher, sabia? O Antonio via o meu sofrimento, mas também que eu estava lá, com muita vontade de amamentar a nossa filha, e me beijava, dava mais carinho, fazia massagem na minha perna hahaha. Até hoje ele faz isso, é muito emocionante este momento de filha, pai e mãe, ou seja, a nossa família que se formou! Falando assim até fico emocionada!
Bom, então vocês já entenderam né? Não desistam de amamentar por causa da dor! São poucos dias chatos, mas muuuuuitos dias maravilhosos pela frente!
Vou voltar com esses posts tá? Diário de uma mãe! Quero a opinião de TODAS nos comentários! Bjo bjo!
UPDATE: Esqueci as duas dicas mais importantes: TOMAR SOL e PASSAR O PRÓPRIO LEITE NOS SEIOS! Ajuda muito!!!! Casca de banana geladinha também!
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 238
Tenho só 19 anos, ainda não tenho filhos mas namoro há 4 anos e depois que você começou a fazer posts contando sobre sua gravides e tal me interessei muito mais pelo seu blog e me deu muuuuito mais vontade de ser mãe!!
Beijinhos pra você e pra fofura da M.A :*
Olá!Amo muito seu blog, nossa estou começando agora um blog e sempre acompanhei o seu.Linda a baby M.A parabens!Esse assunto é muito delicado pra mim e amei como vc postou. Tambem usei a pomada Lansinoh rs até que eu gostei mas não adiantou muito mas tudo bem!qualquer dia vou postar sobre minha experiencia lá no meu blog fica de olho!Um cheiro!
http://maesqueajudam.blogspot.com.br/
Nossa! Pra mim tá sendo ótimas suas dicas, estou me preparando para tentar um filho. Continue postando, tá!!!!
BjUS!!!!
Má não sou mãe ainda mais ameeeei seu post, já arquivei ele aqui nas pastinha.
Felicidades pra M.A e para vocês.
Beijos
Oláa Mariah! Que linda postagem, me emocionei muito. Lendo tudo sobre a amamentação, o bebê, a relação com seu marido e em geral com a sua família me mocionei muito. Eu sempre tive medo de engavidar, ainda tenho um pouco de medo na verdade, mas com tudo o que você descreveu acabou mudando meu conceito, e pude perceber o quanto isso tudo é tão maravilhoso.
Adorei a postagem e sempre estou lendo as suas dicas, futuramente irá me ajudar muito, tenho certeza disso!
Grande beijo e Deus abençõe sua família sempre.
Até mais.
Eu amamentei exclsivamente até os seis meses. E meu filho mamava muito, era super gordinho, e eu cada vez mais magra cheguei a pesar 49 kg. Com cinco meses, ele acordava de duas em duas horas para mamar. Eu estava exausta nessa época. Nao fazia mais nada, so sentia sono e amamentava. Senti um pouco de dor no comeco, principalmente um periodo que ele teve cólicas e só acalentava quando estava no peito, sugando. Foi quando tive que dar a chupeta, pq nao aguentava mais a dor, e ve-lo chorar. Acho que ele tinha uns 4 meses. Passei tudo que me ensinavam, pomada, leite, sol, ate casca de banana. E melhorou. A questao é nao desistir, pois é nitida a diferenca entre uma crianca que é amamentada e as que nao sao. Meu filho quase nao adoece e sempre foi bem desenvolvido. Tomei bastante cuidado com a alimentacao, pq tudo o que comemos vai para o leite, entao cortei muita coisa para que ele pudesse receber todos os nutrientes necessarios para crescer forte.
Amei seu post. Estou pegando muitas diquinhas com você, pois tá nos planos engravidar no final do ano. Não vejo a hora de viver esse momento mágico. Me emocionei no finalzinho do post, onde você falou da construção da família.
Aguardo mais dicas 🙂
Beijão
Oi Mariah! Parabéns pelo post! Muito explicativo, bem pessoal, e o mais importante, com informações muito corretas. Estou no final do curso de medicina, pretendo me especializar em pediatria e já convivo muito com essa dificuldade das mães (praticamente todas). Vou pedir as minhas pacientes para ler esse seu post sempre que apresentarem essa dificuldade rsrs, pois como disse é um diário de uma mãe e elas se identificarão, com certeza e perceberão que, apesar da dificuldade do início, trarão inúmeros benefícios ao bebê, a elas próprias e também a família como um todo.
Beijos!
Mariah, esse preparo é desnecessario…..muita gente comenta mas nao tem grande relevancia nao. Dor geralmente é pega incorreta, fora a sensibilidade mesmo.
Quanto a tempo de mamada, nao tem relogio…..essa indicaçao de tantos minutos é TOTALMENTE incorreta. O Seio nao é apenas alimento mas tbm acalando e necessidade, ja que eles precisam sugar. Leite materno digere rapido tambem, assim como nos temos apetite diferenciado a cada refeiçao dependendo de varios fatores, tbm sao os bebes. Dentro do estomago de ninguem vem relogio integrado, entao é uma ndicaçao totalmente furada NAO recomendada nem pela OMS, menos ainda pela Sociedade americana de saude ou a brasileira. Qualquer duvida, tem a LLL (La leche league) com material vasto e evidencias verdadeiras sobre aleitamento materno. Ahh, pediatras nao combinam com puericultura, quando voce quiser informaçoes, procure pela internet. Muitas das dicas que eles dao sao totalmente ultrapassadas ou apenas opinioes pessoais, nada baseadas em evidencias. Questoes de aleitamento tambem nao é o forte de quase nenhum deles.
Mariah, achei ótimas as suas dicas. Eu tenho uma bebê de 7 meses e nunca senti nenhuma dor ao amamentar mas também me preparei bastante para este momento durante a gestação. Fiz cursos de amamentação, tomei sol nos seios e fazia uma esfoliação no bico do seio com uma buchinha de rosto 1x na semana a partir da 30a semana. Uma dica que acho importante é variar a posição do bebê ao amamentar para o peito esvaziar por \”inteiro\”. Dar de mamar na posição invertida e na do cavaleiro principalmente neste inicio, é muito bom para para não empredrar o leite em parte nenhuma do seio.