Quarta-feira é dia de post com a querida Helena Kauche Ramos Borges! Mesmo após o nascimento da Maria Antonia, vamos continuar com essa tag no blog, tá? Para as gravidinhas e novas mamães.
A maioria das grávidas não conseguem fugir da ansiedade. Uma nova etapa na vida está prestes a começar. O parto, o novo bebê, a nova rotina em casa, xiiiiii são tantos sentimentos que é impossível não ficar nem um pouquinho ansiosa! Passei por isso e sei como é! Na última semana eu não via a hora da minha filha nascer e começar a viver tudo isso. Por isso, a Helena vai falar sobre este sentimento tão presente em nossa gravidez. Vamos lá…
O final da gestação é um momento de maior espera, dúvidas em relação ao tipo de parto, dificuldades para dormir, cansaço físico, o peso aumentou, o bebê se mexe muito, inchaço, novas responsabilidades, medos e preocupações são super normais, e na reta final da gravidez a ansiedade vai a mil, as últimas semanas de gestação então, ansiedade total, um suspense, qualquer sensação diferente……será que chegou a hora?
Listei alguns alimentos que trazem benefícios para a mãe e para o bebê, pois contêm vitaminas e aminoácidos, que auxiliam no controle da ansiedade e melhora os níveis de serotonina, substância responsável pelo bem-estar e relaxamento.
* Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que gera uma sensação de bem-estar: amêndoas, abacate, aveia, alimentos integrais, banana, chocolate amargo, nozes, carnes, peixes, queijo minas, batata, ovo;
* Coma uma maçã por dia diminui a ansiedade e relaxa, é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio.
* Consuma mel, melhora a produção de serotonina, traz bem – estar e diminui a ansiedade;
* Os chás de camomila, erva-cidreira, melissa, contêm propriedades calmantes;
* Alface, principalmente nos talos das folhas contém lactucina e lactupicrina, substâncias que agem como calmantes naturais;
* Brócolis, laranja, uva, espinafre, contêm substâncias como potássio, ácido fólico, magnésio, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso;
* Castanha do Pará, rica em selênio ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e depressão;
* Evite açúcar refinado, refrigerantes e café, chá verde, chá mate, são alimentos com propriedades estimulantes e causam agitação e ansiedade;
* Frutas cítricas ricas em vitamina c, que diminui a secreção de cortisol, hormônio que causa estresse e ansiedade;
* Espinafre combate a ansiedade, pois contém ácido fólico, vitamina que age também como um antidepressivo natural.
Dicas anotadas, bloguetes? Helena, mais uma vez obrigada pela participação! E atenção meninas! Toda semana vou postar alguma dica da Helena, tá? Os próximos posts serão sobre amamentação! Para quem quiser tirar dúvidas diretamente com ela, o email é [email protected] . Bjo!
Respostas de 17
ADOREI AS DICAS ESTE SITE TEM AJUDADO MUITO
ola, bom dia, minha esposa esta com 6 semanas e esta com um pouco de sangramento, mas a ultrasson a doutora falou que esta tudo ok.
o que pode ser?
posso tomar o medicamento sintocalmy durante a gravidez para tratar a ansiedade?
Olá,
Gostaria de convidar a conhecer meu site, venda online de maquiagens e acessórios.
Site tem vários descontos e muitas promoções.
Sua visita é muito importante para nós.
Obrigada.
Olá Mariah,
Estou adorando seus posts sobre gestação. Muito me preocupou a indicação indiscriminada de consumo do mel. Apesar de ter várias propriedades benéficas ao organismo muitas pessoas consomem o mel artesanal (sem controle por órgãos de saúde). Este é contra-indicado na gestação, bem como para bebês pois é um produto com grande risco de contaminação por Clostridium botulinum, o que nesta fase pode ser muito prejudicial ao bebê.
Um abraço!
Não tenho palavras pra descrever o quanto estou amandoooooo essa nova fase do blog, já era sua leitora e agora estou grávida de 5 meses! É o primeiro blog que entro! bjosssss
Mariah e Helena, estou amando este post. Estou com 28 semanas, muitos destes alimentos já consumo, mas alguns vou intensificar. Mariah tira uma duvida minha vou comprar chupetas da Avent e vi que no post de produtos da M.A. tinha uma chupeta da Avent de 6 a 18 meses, ai agora estou na duvida sobre isso. Esse tamanho é melhor do que o de 0 a 6 meses? Me explica sobre o tamanho, para eu poder comprar. Desde já muitíssimo obrigada. Um abraço.