Oi bloguetes! 🙂 Hoje vamos falar sobre a alimentação no primeiro trimestre da gravidez. A Helena fez um cronograma legalzinho pra gente não se perder, já que este é um dos momentos mais importantes da nossa gestação! Atenção, concentração rssss!
A partir do momento que ocorre a fecundaçã, o sangue da mãe começa a alimentar o bebê, e a alimentação é uma das grandes responsabilidades da gestação, além de passar todos os nutrientes necessários para a formação do bebê, terá influência nas preferências alimentares do bebê. Durante a gestação, o organismo precisa de maior quantidade de nutrientes, garantindo saúde e qualidade de vida para a mulher, crescimento e desenvolvimento do bebê. Com necessidades nutricionais individuais, varia de acordo com o peso pré-gravídico, estágio da gravidez, ganho de peso na gravidez, nível de atividade física.
Montei um cronograma só para ajudá-las a organizar as refeições, de acordo com as orientações do último post:
* Nº de refeições = 6 (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos);
* Leite : 3 a 4 copos (ou o equivalente em derivados);
* Carne (boi magra, peixe, frango): 2 porções;
* Cereais e derivados (integrais): 2 a 4 porções;
* Leguminosas: 2 porções;
* Hortaliças e legumes: 2 ou + (1 folhoso) vermelhos e amarelos;
* Frutas: 2 ou + (1 cítrica).
O próximo post está muuuuito legal, pois vou dar dicas de como melhorar os famosos enjôos que não estamos livres durante a gravidez! Até quarta-feira que vem! Beijos, Helena.
Bloguetes!!! Estão gostando das dicas da Helena? Espero que sim, pois preparamos com o maior carinho pra vocês! Quem quiser entrar em contato diretamente com ela, pode ser no email: [email protected] . Beijos!!!!
Fotos: Divulgação
Respostas de 22
Estou com 8 semanas de gestação,sou hipertensa preciso realmente de uma alimentação bem balanceada,por favor monte um cardápio só para mim. obrigada pelo blog é muito bom!
Gostei bastante tava toda sem noção pelo menos tenho uma base agora
gravida de 14 tmb nem sei de quase nda
adorei, obrigado pela informação é muito útil me
Olá Mariah… só hoje estou entrando no seu blog e vendo vários posts, que estou amando, como sempre! Adorei o que a Deborah falou e explicou! Estou com 9 semanas de gravidez e desde a 4 semana praticamente não consigo comer nada porque estou tendo muita náusea e enjoo. A minha gineco me falou a mesma coisa, que até 12 semana o bebê se alimente exclusivamente do hormônio que a mãe produz. Se eu comer muito bem ou não comer nada, não vai fazer a menor diferença para o bebê. A partir da do segundo trimestre é que a alimentação da mãe passa a ser primordial para a saúde do bebê. Só que, infelizmente, eu não acho nada na internet falando sobre isso. Aqui, pra falar a verdade, foi a primeira vez que li alguém falando sobre isso (a Débora). Gostaria muito que a Helena fizesse um texto mais elaborado sobre esse tema. Assim, as mamães que enjoam muito não ficariam tão desesperadas com o que come ou deixa de comer.
A propósito, a Maria Antônia é muito linda! Parabéns!!!!
Nossa!!!!! mariah….Gosto tanto do seu blog e acompanhei sua gravidez, todos os detalhes e torci por vc e desejei e desejo bençãos a vcs…..mas me desculpe estou achando uma falta de consideração ……não mostrar o rostinho da Maria Antonia até agora……..
vendo tanta foto de mamadeira e chupeta, pensei: vc não vai amamentar pelo menos até o seis meses, exclusivamente?
Ola!!! Parabéns pelo trabalho!!! Nunca vi nada que vc tenha feito que nao fosse perfeito!! Tudo de extremo bom gosto! Estou gravida de menina e salvo varias fotos suas!!! Estou apaixonada pelos kits maternidade, pelas lembrancinhas, pelo porta maternidade , pelo bolo de batizado… Etc… Tudo perfeito!!! E dicas maravilhosas!!! Parabéns por tudo!! Felicidades e muita saúde para vcs!!! Bj
Estou adorando essas dicas, Mariah!!!! Beijos
http://www.blogmeandthecity.com
Mariah, parabéns pela Maria Antônia, que Deus a abençoe muito, muito, muito!
Eu também estou grávida de 15 semanas de uma menina!
Estou amando as postagens sobre gravidez e bebês!
Quanto aos enjôos, concordo em gênero, número e grau com a Débora!
Estou há uma semana sem enjoar e voltei ao paraíso, pois vamos combinar: enjôo é um inferno. Para mim era noite e dia, tive que parar de malhar e só comia carboidrato, quando conseguia! Fiquei 20 dias sem sair de casa, desesperador, mas grávidas, acreditem: o enjôo passa rssssss!!!
Bom dia Mariah! Adorei o post sobre alimentacao na gravidez!! 🙂
Voce tem alguma dica sobre a alimentacao das das futuras mamaes?
Existe algum tipo de restricao, ou mudanca de habitos para as mulheres que estao tentando engravidar?
Um grande beijo para vc e para a M.A!