Xiiii, prometi que ia escrever toda semana sobre o que estou sentindo na gravidez, mas acabei esquecendo! Mil desculpas! Ainda bem que tenho algumas leitoras bem atentas para me lembrar e dar bronca hehehe!
Bom, o assunto de hoje é um PARTO rsss!!! Quero me abrir com vocês, pois estou m-o-r-r-e-n-d-o de medo do meu parto.
Para algumas este assunto pode até ser bobo, mas sei que muuuuuitas leitoras que estão grávidas ou que já são mães, passaram por esse medo! Nada melhor do que conversar, perguntar e dividir estes momentos entre nós, né? Assim, quem sabe, o meu medo diminui pelo menos uns 2 % hehe.
Mesmo antes de engravidar eu já sabia que o meu maior medo de ter um filho, seria o parto. Sempre soube que ficaria apavorada, pois nunca fiz nenhum tipo de operação na vida, tenho pavor de plásticas (não sou contra, eu é que tenho medo demais para encarar um silicone) e passo longe de hospitais. Graças a Deus fui uma criança muito saudável e até hoje nunca precisei passar por isso. Por isso acho que tenho tanto medo, pois uma cirurgia é algo desconhecido para mim. Não saber o que acontece me apavora mais do que saber exatamente os procedimentos. Quando vou tirar sangua, fico focadíssima na agulha e nos potinhos hahaha, pois assim acho que dói menos, olha que louca!!
Já até sei que muitas leitoras vão me questionar porque estou pensando em fazer a cesárea. Na verdade, esse nem é o tema do post tá? Ainda não estou 100% decidida, mas acho que para acontecer um parto normal saudável, muitas coisas precisam estar “encaixadas” e preciso de muita sorte. Mas enfim, cada mulher tem a sua opinião. Falar do tipo de parto é igual falar de religião e política, pois cada uma defende uma causa rs.
Queria usar este espaço e pedir para vocês me contarem como foi a experiência de vocês, sendo ela positiva ou negativa. O que passou pela sua cabeça neste dia? Ficaram muito ansiosas? Com medo? A equipe médica foi bacana? A anestesia doeu? Aiiiiiiii o meu maior medo é a tal da anestesia. Li que dá falta de ar, que a agulha dói, que dá coceira. Claro que já estou conversando com o meu obstetra e ele me acalma, mas vocês sabem como é, mãe de primeira viagem!
É isso, bloguetes! Estou morrendo de medo, mas sei que irei para o hospital para ver o maior amor do meu mundo, a minha filha!!!!!
Update: MENINAS, ESTOU IMPRESSIONADA COM OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS! E MUITO FELIZ!!!! JURO, ME SENTI EM CADA MOMENTO, CADA PARTO DE VOCÊS RS!!! QUE EMOÇÃO! ESTOU MUITO ANSIOSA E NÃO VEJO A HORA DE VER O ROSTINHO DA MINHA FILHA, MAS O NERVOSO AINDA CONTINUA RSSS… ENFIM, SÓ VOU SABER COMO SERÁ A MINHA VEZ, NA HORA MESMO! E CLARO, VOU VIR CORRENDO CONTAR PRA VOCÊS!!!! MUITO OBRIGADA POR DIVIDIREM COMIGO ESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO DA VIDA DE VOCÊS! PS: PARA AS GRÁVIDAS E NERVOSAS COMO EU HAHAHA, LEIAM OS COMENTS, TEM UM MELHOR QUE O OUTRO. ESSAS BLOGUETES SÃO DEMAIS MESMO 😉
Foto mais linda da Anne Guedes!
Beijos e aguardo os comentários 😉
Respostas de 381
Mariah, eu acho que toda grávida tem esse medo de parto. Eu, particularmente MORRO DE MEDO DE CIRURGIA! Mas morro de medo MESMO, tive um acesso de pânico minutos antes de entrar na sala de cirurgia para retirada das amígdalas e desvio de septo há 15 dias.
Por isso, pra mim, é inconcebível a ideia de parir… através de uma cesariana.
Se você tem tanto medo de cirurgia, faça o parto normal. Vai ser incrivelmente melhor pra você e PRINCIPALMENTE, pra sua filha. E hoje já existe analgesia, que, acredite, é uma benção e não dá reação colateral nenhuma… Permita-se sentir a experiência do parto.
Tomei a liberdade de trazer sinopse do filme \”O Renascimento do Parto\”, vale a pena assistir aos Trailers e, se possível, ver o filme que estará nos cinemas em 6 de Agosto.
\”O filme “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.
Com a participação especial do cientista francês Michel Odent, da antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd, da parteira mexicana Naoli Vinaver, do ator e diretor de cinema Márcio Garcia e sua esposa, a nutricionista Andréa Santa Rosa.\”
Oi Mariaaah!
Bom, eu fui mãe nova, com 18 anos e assim como você tinha (mentira, tenho até hoje) PAVOR de cirurgia. Mas assim que eu soube que estava grávida, eu já queria parto normal. Juro que foi a coisa mais tranquila da minha vida, a recuperação é super tranquila (nada daquele terror que o povo fala!), eu tomei banho sozinha no dia seguinte para vc ter ideia.
A única coisa chatinha é a volta da anestesia, senti muito frio e tremi muito. Mas a alegria de ser mãe encobre tudo isso.
Te desejo muita luz no seu parto, Deus te abençoe 🙂
Ahhh, se você quiser ver os looks do dia da minha pequena Lara é só acessar o meu blog: http://www.rayssatrindade.com
Beijos
Oi Mariah, meu nome e Bruna… Moro em Miami ha 1 ano e 4 meses com meu marido e nossa filha, que tem 9 meses e nasceu aqui!
Bom, vou te contar um pouquinho da minha experiencia! Meu marido mora aqui ha 10 anos! Nos estavamos noivos e eu ia entrar na faculdade quando engravidei… entao resolvemos que eu viria pra ca!
Vim pra ca com 2 meses de gravidez… tive uma gravidez muito tranquila… confesso que sempre tive um pouquinho de medo do parto tbm!
Quando foi chegando os 9 meses e minha mae nao conseguiu vir pra ca,eu fiquei um pouco mais apavorada, mais eu tenho um marido maravilhoso, que foi TUDO pra mim, ele me deu todo o apoio, esteve do meu lado em todos os momentos desde o comeco da gravidez, e no parto nao foi diferente! Com quase 9 meses, eu senti contracoes e fui pro hospital, eles checaram, e ainda nao era a hora… fiquei um tempo em observacao e quando estava quase recebendo alta, a minha bolsa estourou! E, como aqui eles dao preferencia para o parto normal, me levaram pra um quarto, e logo as contracoes comecaram… eu estava muito nervosa e com medo, pq eu nao sabia como iria ser, mais meu marido estava sempre do meu lado me acalmando! E assim que a minha medica chegou pra checar a dilatacao, eu pedi a anesthesia epidural! Ela checou a dilatacao e permitiu que eu tomasse a anesthesia… logo veio o anestesista, fez varias perguntas e dps me aplicou a anesthesia… foi suuuuper tranquilo, nao doeu nada, nao senti a agulha e nenhum desconforto! Tudo isso aconteceu por volta da 1:00 AM… Depois que tomei a anesthesia, relaxei tanto que dormi ate as 4:00 AM… Acordei sentindo um pouco as contracoes, e a medica checou, eu ja estava toda dilatada… meu marido ate conseguiu ver os cabelinhos da nossa filha… Passou um pouco o tempo, e a medica ja comecou as tentativas, mais ainda nao era hora! Eu ja estava tentando havia um tempo, e as 10 AM, nossa filha veio ao mundo, de parto normal com uma pequena Episiotomia… E dps dos procedimentos medicos, eu ja pude sentar, comer, e assim que passou o efeito da anesthesia, ja pude caminhar!
O que eu tenho pra te dizer sobre o parto Mariah, eh que o parto normal eh muito tranquilo, diferente do que as pessoas pensam, pois muitas desconhecem sobre esse assunto… a recuperacao e quase imediata… no mesmo dia vc ja pode caminhar, comer, fazer praticamente tudo! Fique tranquila, tenho certeza que vc vai ser uma maezona independete de parto normal ou cesarea…
Se tiver alguma duvida, pode mandar pro meu email… Apesar de o meu marido ter me ajudado muitooo, eu tive que aprender tudo na \’marra\’, e amadureci muito… E sou muito feliz com essa nova vida! Espero que vc seja tao feliz quanto eu, e que se realize como mamae como eu me realizei! Beijo grande… bom parto pra vc e muito saude pra M.A.
oi mariah! primeiramente, parabéns pela gravidez, vc está lindíssima! maria antônia virá cheia de saúde!
Tenho 31 anos e sou mamãe de uma princesa de 4 aninhos (fará 5 agora em agosto). engravidei razoavelmente nova para os padrões de hoje, mas acho que isso tem muito mais prós do que contras. acho que temos mais disposição, nosso corpo aguenta melhor uma gravidez, enfim. eu sempre fiz muita atividade física, frequentava academia ao menos 4x na semana. corria na esteira, fazia spinning, localizada. e com toda a certeza esse meu preparo físico anterior à gravidez me ajudou muito no pouco ganho de peso e a ter um parto normal. durante a gravidez parei com a academia, mas comecei a fazer aulas de hidroginástica 3x na semana, o que também foi fundamental para que eu aguentasse o parto normal. desde que soube que estava grávida, eu sonhava com o parto normal (apesar de sempre ter tido medo), mas sabia que era melhor para o bebê e para mim.
bom, resumindo. engordei apenas 7,5kgs, era assim como vc, praticamente só barriga. e ao longo dos ultrassons eu sabia que gabi era um bb grandão, mas ainda assim sonhava com o parto normal. na madrugada de uma 2a. feira comecei a sentir umas dores. pensei que fosse dor de barriga. ainda tinha consulta marcada com meu médico naquela semana. mas a dor não passava, e se tornou mais constante. então me dei conta de que estava em trabalho de parto. mas minha bolsa nao estourou. chegamos ao hospital, o médico de plantão me examinou e constatou que eu realmente estava em trabalho de parto, com alguns cms de dilatação. daí ligaram para o meu médico, que logo chegou ao hospital. ele então me examinou e falou \”se vc quiser, podemos ir agora para o centro cirúrgico para vc ter sua filha. ou vc pode esperar até a hora do almoço, e eu volto pra ver se sua dilatação aumentou\”. mariah, naquela hora não sei o que aconteceu comigo, mas eu estava num misto de ansiedade/nervosismo com uma calma tão grande ao mesmo tempo, que virei para o médico, em meio às contrações doloridas e falei \”eu confio tanto no senhor que prefiro esperar para tentar o parto normal\”. e eu te digo com a maior certeza do mundo mariah, que foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida! foram 9 horas de trabalho de parto, mas pelo menos no meu caso, não foi nada assim de outro mundo. qdo a dor vem, dói, claro, mas não é nada insuportável. não mesmo! na hora do parto fiquei com medo claro. sabia que gabi era um bb enorme, então meu maior medo era que ela \”entalasse\” e tivesse que ir para uma cesárea de emergência, ou usar o fórceps. mas graças a Deus correu tudo bem. meu marido ficou ao meu lado o tempo todo (mais nervoso do que eu provavelmente!). eu chorava, fazia muita força, chorava mais um pouco. lembro do meu médico falando \”quem tem que chorar aqui é a gabriela, não vc. vc tem que fazer força\” rsrs. enfim, ela nasceu com 3,880kg e 51cm! enorme! só sei dizer que qdo ela nasceu, saiu de mim, foi um misto de alívio e felicidade. foi a coisa mais louca que já senti na vida! eu ria e chorava ao mesmo tempo!
eu sou uma grande incentivadora do parto normal. concordo com vc, que qto a isso, é difícil discutir, pois cada um defende o que pensa, mas discordo completamente de quem defende com unhas e dentes a cesárea. eu faria tudo de novo com toda certeza! mas uma coisa eu ressalto: a confiança no seu médico faz toda a diferença! e um bom preparo físico antes e durante a gravidez tbm facilitam e muito na hora de ter um parto normal. um dos meus maiores orgulhos é minha filhota ter nascido de parto normal. eu falo de \”boca cheia\”, sabe como é?! =)
que vc tenha uma boa hora. Deus abençoe vcs duas! beijos!
Bom Mariah, vou te contar a minha experiência pois esse assunto de parto é muito polêmico! Desde antes de engravidar sempre disse que queria cesaria (não queria sentir dor de jeito nenhum) e foi isso que aconteceu, o Pedro nasceu com 38 semanas e meia (ele fez 1 ano dia 04/07). Uma semana antes do parto eu estava nervosa por conta do procedimento em si, porém 1 dia antes virou um misto de nervosismo e anciedade e eu pensei que nem fosse conseguir dormir durante a noite, pelo contrário, dormi muito bem e acordei numa felicidade só não vendo a hora de ir para o Santa Joana para conhecer logo o meu pequeno, e durante o precesso do pré parto (pulsionar veia, anestesia raque) eu já estava tão \”anestesiada\” com aquela situação que não senti absolutamente nada, nada de dor. Daó foi só curtir o momento que passa rápido demais e qu com toda certeza será a maior emoção da sua vida! Minha recuperação foi ótima, mal da para notar a cicatriz de tão baixa e discreta. Sem sombra de dúvidas que se eu engravidar novamente será cesária na cabeça kkkkk!!!! Bjs Thais
Flor, eu fiz uma cesárea para tirar um mioma de 13 cm de diametro…rs Olha só, é assim, a anestesia é rapida doi um pouquinho mas nada demais. Daí sua perna fica dormente, é só nao ficar mexendo ela pra nao dar aflição. A cirurgia é no máximo 30 minutos, só vai sentir eles mexendo na sua barriga, mas nada de dor.Daí na hora q for para o quarto já vai estar sentindo os pés. Depois no outro dia vc acha que passou um caminhao em vc, dói pra caramba, parece assim q tomou uma surra…kkkkk depois de uma semana já está super ótima. Tranquilo demais. Dói muito no dia seguinte e só… Parto normal tem q ser muito normal e nao esse sofrimento que muitas passam. Eu vou fazer cesarea de novo quando tiver filho. Como diz a minha irma, a dor da cesarea nao é nada comparada com o que vc vai sentir depois q o baby nascer… bjo faz cesarea, sou a favor das coisas programadas…ehehehehe
Olá Mariah!
Aqui vai uma sugestão já de vovó(em função da minha idade).
Faça uma LINDA CESÁRIA… nada melhor… fui mto calma p/maternidade, isto há 31 anos(tempo né?) e é sobre isto q quero dizer… se naquele meu tempo já foi uma maravilha… imagina nos dias de hoje… vai de boa guria… anestesia NÃO DÓI… só se tu fores muito dengosinha, mas nesta hora a gente deixa dengos em casa, pois estamos o mais próximo possível do AMOR MAIS MARAVILHOSO DO UNIVERSO. Não senti nadica… beijei meu gurizinho ainda sujinho… rsss… mas liiiiindo. Eu sabia q sentiria algum tipo de dorsinha… então… combinei com meu medico… injeção logo após eu **acordar** para DOR. Dito e feito… acordei… mas não era dor… era só um incomodo no cortezinho(sim quase nadica) bem lá eem baixo p/retornar ao biquini… hahahhh…
Chamei imediatamente a enfermeira da sala de recuperação e disse: MINHA INJEÇÃO P/ ESTA DOR ***QUE NÃO AGUENTO***… SIM FIZ A MAIOR CARA DE DOR PRA ELA… hahahahaha… e ela (espera maezinha) e eu (CHAME IMEDIATAMENTE O DR. IVAM… HAAA) e ela aplicou imediatamente.
A confiança no médico eu acho q é 100% *do medo*(pra mim).
FAÇA **** CESÁRIA**** até hoje não vi ninguem no parto NORMAL DANDO RISADA… e eu ri mto e chorei muito naquela hora. Meu filhote minutos depois estava com a bochecha vermelha encostada no meu rosto… não tive fotos no bloco cirurgico p/q naquela época não tinha nada disso.
Que Nossa Senhora do Bom Parto esteja contigo(e estará/sempre nestes momentos de mto AMOR… UMA LUZ SE FAZ PRESENTE/CONFIE NESTA TUA HORA DO MILAGRE DA VIDA.
Bjos guria/Felicidades/vó Vera(rssss)
Li alguns comentários aqui nesse post… e voltei para comentar mais uma coisa rapidinho 🙂
Eu tive meu filho 1 dia antes do dia que estava previsto (com 39 semanas e 6 dias).
No dia anterior, tinha ido na minha médica e ela tinha dito que meu colo estava grosso, sem dilatação nenhuma, e ele não estava encaixado…
Muitas mães dizem que gostariam de ter feito parto normal, mas esse tipo de coisa as impediu.
Só que a natureza é muito perfeita… e, no dia seguinte, ele estava prontinho e nasceu perfeito.
Oi, querida!
Tive meu filho (hoje com 1 ano e 8 meses) de parto normal, pois era algo com o qual eu sempre sonhei. Dói bastante, mas não me arrependo nem um pouco! É um dia inteiro (14 horas em trabalho de parto – mas só dói mesmo na hora da \”expulsão\”) que eu vou me lembrar para o resto da vida com saudade.
Não sou contra nem a favor da cesariana… acho que cada um decide o que é melhor pra si.
A única coisa que sou a favor e defendo é de deixar que a própria criança decida quando está pronta para nascer… ou seja, não marcar a cesariana. É mais saudável para a mãe e mais ainda para o filho.
Beijinhos e boa hora para você!
Olá Mariah! Sou leitora do seu blog há cerca de 4 anos, e acho que este é o primeiro comentário que faço aqui (sorry!)rsrsrs..
Super me identifiquei com seu medo, e acho que todas as gestantes passam por esse momento de indecisão e receio. Bom, vou contar minha experiência também. Fiquei grávida as 19 anos, e, apesar de bem novinha, tive que ter maturidade para tomar algumas decisões. Uma delas, foi quanto ao parto da minha pequena, Maria Luiza. Depois de ler muuuuita coisa sobre o asunto, resolvi colocar tudo sobre a mesa para o meu obstetra. Neste momento eu havia decidido pelo \”parto sem dor\”, que se tratava de um parto normal, apenas com uma anestesia local. Porém, mudei de idéia ao ouvir dele a seguinte pergunta: \”mas e quanto ás contrações?\”. Eu realmente não havia pensado nisso. E se eu ficasse 12 horas em trabalho de parto? Seriam 12 horas de contrações, sem anestesia alguma, não é?… Então, pesquisei mais um pouco, levei em consideração que o hospital que escolhi para o nascimento da minha filha ficava a 40Km da minha residência, e decidi, finalmente por fazer cesariana. É claro que tive que ouvir algumas críticas, mas eu precisava zelar pela segurança da minha filha e pela minha também. Tudo o que eu não queria é que ela nascesse a caminho do hospital, completamente sem amparo médico. E posso te dizer com segurança, foi tudo muito tranquilo, o procedimento foi muito rápido (minha filha nasceu cerca de 10 minutos depois do início da cirurgia. O que demorou mais, foi a finalização), e a anestesia não arde, nem dói nada. A coceira vem, mas apenas quando o efeito já está passando. A recuperação realmente demora um pouquinho mais do que a do parto normal, mas nada insuportável.
Enfim, tudo correu muito bem, e minha princesinha, até agora, já me deu 4 anos de pura alegria!!!
Espero que tenha ajudado um pouquinho. Independente do que se ouve (ou se lê), acho que bem no fundo, sempre sabemos o que é melhor pra nós.
Mas acima de tudo, aproveite este momento, porque é mágico e indescritível!!
Te desejo uma boa hora, e muita saúde pra vcs duas!
Bjbj ;*