Xiiii, prometi que ia escrever toda semana sobre o que estou sentindo na gravidez, mas acabei esquecendo! Mil desculpas! Ainda bem que tenho algumas leitoras bem atentas para me lembrar e dar bronca hehehe!
Bom, o assunto de hoje é um PARTO rsss!!! Quero me abrir com vocês, pois estou m-o-r-r-e-n-d-o de medo do meu parto.
Para algumas este assunto pode até ser bobo, mas sei que muuuuuitas leitoras que estão grávidas ou que já são mães, passaram por esse medo! Nada melhor do que conversar, perguntar e dividir estes momentos entre nós, né? Assim, quem sabe, o meu medo diminui pelo menos uns 2 % hehe.
Mesmo antes de engravidar eu já sabia que o meu maior medo de ter um filho, seria o parto. Sempre soube que ficaria apavorada, pois nunca fiz nenhum tipo de operação na vida, tenho pavor de plásticas (não sou contra, eu é que tenho medo demais para encarar um silicone) e passo longe de hospitais. Graças a Deus fui uma criança muito saudável e até hoje nunca precisei passar por isso. Por isso acho que tenho tanto medo, pois uma cirurgia é algo desconhecido para mim. Não saber o que acontece me apavora mais do que saber exatamente os procedimentos. Quando vou tirar sangua, fico focadíssima na agulha e nos potinhos hahaha, pois assim acho que dói menos, olha que louca!!
Já até sei que muitas leitoras vão me questionar porque estou pensando em fazer a cesárea. Na verdade, esse nem é o tema do post tá? Ainda não estou 100% decidida, mas acho que para acontecer um parto normal saudável, muitas coisas precisam estar “encaixadas” e preciso de muita sorte. Mas enfim, cada mulher tem a sua opinião. Falar do tipo de parto é igual falar de religião e política, pois cada uma defende uma causa rs.
Queria usar este espaço e pedir para vocês me contarem como foi a experiência de vocês, sendo ela positiva ou negativa. O que passou pela sua cabeça neste dia? Ficaram muito ansiosas? Com medo? A equipe médica foi bacana? A anestesia doeu? Aiiiiiiii o meu maior medo é a tal da anestesia. Li que dá falta de ar, que a agulha dói, que dá coceira. Claro que já estou conversando com o meu obstetra e ele me acalma, mas vocês sabem como é, mãe de primeira viagem!
É isso, bloguetes! Estou morrendo de medo, mas sei que irei para o hospital para ver o maior amor do meu mundo, a minha filha!!!!!
Update: MENINAS, ESTOU IMPRESSIONADA COM OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS! E MUITO FELIZ!!!! JURO, ME SENTI EM CADA MOMENTO, CADA PARTO DE VOCÊS RS!!! QUE EMOÇÃO! ESTOU MUITO ANSIOSA E NÃO VEJO A HORA DE VER O ROSTINHO DA MINHA FILHA, MAS O NERVOSO AINDA CONTINUA RSSS… ENFIM, SÓ VOU SABER COMO SERÁ A MINHA VEZ, NA HORA MESMO! E CLARO, VOU VIR CORRENDO CONTAR PRA VOCÊS!!!! MUITO OBRIGADA POR DIVIDIREM COMIGO ESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO DA VIDA DE VOCÊS! PS: PARA AS GRÁVIDAS E NERVOSAS COMO EU HAHAHA, LEIAM OS COMENTS, TEM UM MELHOR QUE O OUTRO. ESSAS BLOGUETES SÃO DEMAIS MESMO 😉
Foto mais linda da Anne Guedes!
Beijos e aguardo os comentários 😉
Respostas de 381
Ola Mariah,
Eu nunca tinha pensando em parto, ate engravidar rsrs
Tambem morria de medo, igual a voce, mas minha medica me convenceu que o parto normal era o melhor por varios fatores (nao apenas para a mae, mas tambem para o bebe etc etc)…
Minha filha estava dentro de um peso legal para o parto normal (3 kg), encaixadinha, eu malhei a gravidez inteira, enfim, tudo propicio para o parto normal…No final da gestacao, eu ficava esperando as tais contracoes,estourar a bolsa, algum sinal que ela quisesse nascer, mas nada acontecia…rsrs
Eu queria muuuuito que ela me desse um sinal que ela quisesse nascer…Nao queria simplesmente marcar uma cesarea sem ela me dar um sinal entende?
Trabalhei ate a 39a. semana e ate entao sem 1 dedo de dilatacao! nada! rsrs
Com 40 semanas, minha medica disse que nao poderiamos esperar mais por conta do risco…Ai marquei uma internacao para inducao do parto normal, nossa ultima tentativa!
internei as 5h da manha no Einstein para induzir o parto normal..Nada aconteceu mais uma vez rsrs e no final do dia, minha filha acabou nascendo de cesarea, linda, perfeita, uma boneca com 3, 3 kg!
Eu tambem, como voce, nunca havia feito nenhuma cirurgia e confesso que fiquei bem impressionada e nao achei nada tranquilo, como varias amigas falavam….Nao sei o que eh dor de parto, pois nao tive dilatacao, contracao nada, mas sei bem o que eh dor pos parto rsrs
Pra completar, tive problemas no ponto e tive que ficar internada mais 1 dia do que o normal, alem de ter que tomar um monte de remedios em casa e quase que tive que internar novamente para fazer uma outra cirurgia. Eu chorava muito de dor, mal podia abaixar para pegar minha filha no berco e me arrependia a cada minuto que nao tinha mais o parto normal. Eu adoro sair mas, por conta disto, eu nao podia sair de casa (nem tinha espirito para isso) e acho que isso me ajudou tambem na amamentacao da minha filha, porque eu simplesmente fiquei 40 dias em casa kkkk
Acho que o primeiro mes eh crucial para consolidar a amamentacao (coisa que eu tambem nao tinha nocao e achei MARAVILHOSO depois dos 30 dias, uma das melhores sensacoes do mundo!!!!!)
Ela mamou exclusivamente no peito ate o 6o mes de vida e foi uma das coisas que mais gostei na VIDA!! Nao entendia essa neurose com amamentacao, mas depois que amamentei vi como eh maravilhoso essa sensacao! nao tem preco! (claro o primeiro mes doi etc mas depois EH SO ALEGRIA fora a praticidade de nao ter que levar leite nem mamadeira pra onde quer que vc va! Eh show!)
Depois de 1 mes mais ou menos pos parto este problema do ponto que eu tive se resolveu naturalmente, gracas a Deus! Conversei muito com minha medica pois fiquei muito triste de nao ter conseguido o parto normal.
Mas depois de passada essa fase, eu cheguei a seguinte conclusao: o MELHOR PARTO EH AQUELE QUE SEU FILHO NASCE BEM. Isto eh o mais importante.
Nas ultimas semanas eu conversava muito com a minha filha (principalmente no banho kkk) e pedia pra ela escolher como ela queria vir ao mundo: por cima ou por baixo rsrs Falava pra ela que qualquer que fosse o modo que ela escolhesse, eu daria conta rsrs e com certeza vc tbem dara!
Converse muito com a Maria Antonia e peca pra ela escolher como ela quer vir ao mundo…Deixe o resto a cargo do universo que tudo da certo!
Desculpe pelo livro! rsrs
beijos e boa sorte!
Li alguns comentários que falam que parir é a pior dor do mundo. Não concordo! Claro, que não posso quantificar a dor, uns aguentam mais, outros menos, tem pessoas mais sensíveis e outras mais tolerantes, mas a partir da minha experiência posso afirmar que dói menos que dor de dente. Durante o trabalho de parto o corpo libera endorfina, você entra da partolândia é indescritível. Parir é mágico, lembre-se: ser protagonista do nascimento do seu filho não tem preço. Procure uma doula. Abraços,
Mariah, desejo a você uma boa hora com certeza, que sua menina venha com muita saúde, pois esse é o maior pedido e realmente o mais importante, para qualquer mamãe. A forma de parto realmente depende de sua cabeça, na verdade você já tomou uma decisão aí por dentro, todas nós temos uma decisão lá no fundo bem tomada ao engravidarmos, e com o passar dos meses isso vai externalizar mais claramente. No seu caso vejo que deseja realmente a cesárea, atualmente é bem segura sim, tem a analgesia que te deixa sem dor. No meu caso, desde que planejava engravidar, só queria o parto normal, mas isso era minha cabeça, meu psicológico, e pode não parecer, mas isso é tudo o que precisamos para que nosso desejo se realize. Nossa cabeça atua muito fortemente em nosso corpo. Conheço um caso de uma mulher que sempre quis o parto normal, teve um acidente e ficou paraplégica e tempos depois engravidou, mas mesmo assim, por incrível que pareça, sem que ela pudesse ajudar, ela teve seu filho de parto normal. Foi tão emocionante que o obstetra e seus ajudantes choraram. Ninguém acreditava. Mas só bastava ela acreditar. O poder da mente é grande, então não se preocupe, curta cada momento do final de sua gravidez, na hora certa vai sentir uma picadinha de agulha, no momento de sua anestesia, mas depois não irá sentir mais dor, só a emoção de ver sua menininha vindo ao mundo. Cuide de comer pouco sal e tomar muita água e legumes e frutas, e depois do parto coma muita canjica, ela vai te dar muito leite!
Oi Mariah.
É super normal esse pânico do parto.
Minha filha vai fazer 3 meses..
Marquei a cesária dela para o dia 22/04/2013, pois meu aniversário era dia 18/04..queria que ela tivesse o dia dela, diferente do meu…
Já tinha separado a malinha, todas as coisas necessárias para a chegada da Maria Luiza.
No dia do meu aniversário ( 18/04) acordei com umas dores na barriga, mas achei que era normal…
A dor foi piorando e só depois me toquei que eram contrações..comecei então a contá-las…o intervalo de 5 minutos batiam certinho com o que meu obstetra tinha me falado…
Mesmo assim, eu fiquei tranquila, ainda achava que não era nada…
Fui ao banheiro e só então percebi que meu tampão havia rompido (até então nem sabia como seria) haha..
Fui correndo para o hospital..fiquei +/- 1hora esperando um médico ( já que o meu médico tinha viajado e só viria no dia 22/04 pra fazer meu parto)
Resumindo… a Maria Luiza quase nasceu de parto normal, no dia do meu aniversário ( melhor presente da minha vida )..tive TODAS as dores de um parto normal, posso te garantir que é a pior dor do mundo…algo inexplicável.
Deu tempo de fazer minha cirurgia…
A tão temida anestesia não dói nada. pelo menos pra mim, não doeu nadinha.
A cirurgia durou uns 10 minutos até minha filha nascer…e SIM, coça bastantinho, hahaha..
Bom, espero que tenha ajudado!
Tenha uma boa hora, que sua filha venha com MUITA saúde e que te traga muita alegria.
Beijos :**
Oi Mariah, comentei em um post passado, disse q ainda nao sabia o sexo do bebe e iria fazer o ultrassom no sabado, mas acabei fazendo ontem quarta, é uma menina, na hora q a medica disse eu abri a boca a chorar pois queria muito, foi muito emocionante ela vai se chamar Alice, estou de 4 meses. Desde qdo casei (há 6 anos) dizia p meu marido que qdo ficasse gravida iria fazer parto normal e ele falava cesariana, mas toda vez q alguém me contava sobre o parto normal e quase passava mal e me dava medo eu tenho pavor a hospital e diferente de vc, qdo vou tirar sangue fico olhando p o outro lado e fiquei internada para tomar soro algumas horas a uns 2 anos e qdo estava com 2 meses e meio comecei a pensar em cesariana e sempre assisto o programa boas vindas do GNT e vem do a diferença entre os os partos mudei de ideia já resolvi fazer cesariana e conversei com minha obstetra que eu amo e tá decidido, ha nao ser que de eu entre em trabalho de parto antes da data marcada e a minha medica fale, Josi sua fiha vai nascer daqui 5 minutos, mas ficar esperando para isso acontecer daqui nao sei qtas horas, nao. Desde já que td corra bem com vcs e a gnt fique tranquilas e confiantes em Deus e na equipe medica. Um abraço.
Josilene, que delícia uma menina!!!! Estou super ansiosa para ter a minha rs, deve ser a melhor coisa do mundo!!! Fiquei feliz por vc!
Bjssss!!!
Querida Mariah….como você está linda!!!
Bem, minha história é a seguinte:
Contrariei algumas regras da sociedade e até de alguns médicos.
Casei com 32 anos e após 6 anos começamos a tentar engravidar, 1 ano e meio sem prevenção e nada….mas minha médica um doce e super fofa e profissional, afinal eu gorda, com 38 anos. Comecei a fazer exames e nada comigo, saudável, tudo em ordem. Então a médica me deu um remedinho para ovular (pq depois de anos tomando pílula a ovulação estava lenta) e aí 2º ciclo de remédio ACONTECEU, aff, que alegria.
Mas e agora…como seria o parto (pq isso sempre nos preocupa?), gravidez saudável e no final precisei fazer a cesária e no dia marcado pela médica minha bolsa estourou e Maria Eduarda nasceu saudável e linda, a meu Deus aquele rostinho.
Querida não tenha medo, se é cesariana que escolheu, e tem apoio do seu obstetra é porque é a melhor opção para você.
Gosto muito de minha obstetra, ela não concorda com dores e nem sofrimentos no parto, já que tem anestesia e recursos.
Um grande abraço e que Deus abençoe vocês.
Mariahhh, vc esta linda grávida! Quando li o que você escreveu, me lembrei mtoo de tudo o que eu senti quando eu estava grávida, minha filha já tem 1 ano e 2 meses e o tempo passou tão rápido que parece que passei por tudo ONTEMMM .. ENTÃO, TENTA RELAXAR E APROVEITAR ESSE MOMENTO QUE É LINDO!! Eu optei por cesarea tbm, porque nunca na minh vida havia passado por cirurgia, nem se quer fiquei internada, e na minha concepção a cesarea seria mais tranquila, e realmente é!! A anastecia tbm era um monstro para mim, e foi a mais tranquila, foi muito rapido, não doeu, e o efeito foi rapido tbm … A equipe toda foi ÓTIMA!!
BJOOOS
Olá Mariah! Acompanho o seu Blog a muito tempo, mas nunca tinha comentado nem nada, mas esse Post eu tenho que comentar a minha experiencia com você! rs
Eu tenho 21 anos, engravidei muito cedo por um \”erro medico\” (com 17 anos e com 18 ja era mãe!) eles achavam que eu estava com cisto porque saiu uma bolinha na minha barriga e cortei o anticoncepcional e não soube me cuidar direito rs Mas enfim, graças a esse \”erro\” tenho um amor sem explicação!
Quando eu tinha 5 meses tive dilatação precoce e tive que ficar 40 dias de repouso, pois ja tinha 2 dedos de dilatação! Também, eu não parava né rs ai com 7 meses a Duda (Minha Maria (também rs) Eduarda rs)encaixou e eu fui p 3 dedos de dilatação e fiz mais 40 dias de repouso e eu ainda não sabia o sexo do meu bebe! rs ela encaixou virada p dentro, sabe? rs eu morria de curiosidade ate que no ultimo ultrasson eu descobri! Uma menininha que ja tinha nome des de sempre! Maria Eduarda (acho que não tem nome mais forte e doce do que Maria)Mas no dia do parto, eu tava muito tranquilo, mal sabia eu oque me esperava, e des da primeira visita a minha médica eu disse que queria normal! Cheguei no hospital em um domingo 16h fiz todos os exames, e estava com 3 dedos de dilatacao com umas dorzinhas, mas minha bolsa n tinha estorado, mas a medica achou melhor ficar, pq a duda mecheu uma vez em uma hora (n lembro o nome do exame) ai antes de subir para a sala de medicação ela fez o exame de toque que doeu muito e me ajudou com um aparelho que eu tbm n lembro o nome e eu fiquei com 5 dedos!!! E esse mesmo aparelho que ela colocou a minha mãe conseguiu ver o cabelo da Duda e acho que oque ela mais tinha era cabelo rsrsrs Coloquei aquele macacaão aberto atras, horrivel!!! rs e subi, me colocaram no soro, e ate entao a medica ja tinha me preparado psicologicamente e me deu umas dicas para não doer tanto, mas a hora passava e eu n sentia nada e nada da bolsa estourar, eu tinha que ficar 5 horas no soro, um dedo por hora, achei que seria de boa, mas quando o soro começou a fazer efeito… Não sei explicar a dor que eu senti! não querendo assustar, mas doeu muito! e minha tia é enfermeira e falou \”Carol, por mais dor que vc sinta, n grite n faça escandalo, pq se n dependendo das enfermeiras elas judiam e largam vc la\” fiquei tanto com isso na cabeça que mordi o colchao e meu labio inferior inteiro… n me aguentava mais!! Ate que minha bolsa estourou e eu chamei a enfermeira e quase supliquei p ela chamar a Dr. Renata (meu convenio na epoca n era dos melhores) e qnd a bolsa estoura é algo meio louco pq n para de sair liquido rs qnd a dr renata chegou ela deu uma bronca no pessoal, pq eu ainda estava la, mas enfim, fui p sala de cirurgia e quando tiraram o soro da minha veia começo a me dar sono de tanto alivio que foi! rs ai levei a raque o anestesista so conseguiu aplicar na 3ª vez pq eu estava mole… e eu n senti nada nada da agulha! gracas a deus, tenho pavor a agulha! rs foi entao que minha princesa veio ao mundo! meu parto foi normal \”sem dor\”. E depois de tudo isso minha placenta não queria descolar e a medica teve que me \”rascar\” 3 dedidnhos e puxou a minha placentra, mas eu estava tão cansada de sentir dor, que não senti dor hahahaha meio louco! Mas n me arrependo nem um pouco de ter tido normal, me recuperei muito rapido, n fiquei morrendo de dor, pq a maioria que tem cesarea fla q doi mtu o pós e n consegue fazer quase nada sozinha… Com 15 dias meus pontos cairam, Quando a Duda tinha 3 meses eu perdi 30 kilos de tanto que ela mamava e tbm pela ajuda do parto normal né!
Mas Mariah, independente doque papai do céu tiver preparado para você no dia especial, que dê tudo certo e que sua princesa venha com mta saude e mta mta mta boa sorte e amor! sua vida passada agr n interessa mais, pq depois do dia nascimento, nasce duas novas marias! 😉
Oi Mariah, achei incrível sua iniciativa de dividir seus sentimentos com suas leitoras!
Acho que o medo do parto é quase unânime para todas nós mulheres. Eu li rapidamente alguns comentários e realmente a polêmica é muito grande. Só uma observação: em geral, aquelas que defendem muito a cesárea não passaram pela experiência de um parto natural. Digo natural porque um parto normal hospitalar pode ser tão traumático quanto uma cirurgia grande como a cesárea por meio da qual se cortam algumas camadas de músculo e se abre o útero com não muita delicadeza.
Eu engravidei um mês depois de vc e perdi, portanto minhas palavras são de quem ainda não passou pela experiência porque ainda não consegui engravidar de novo.
Nessa dúvida cruel sobre o parto também e mas minhas infindáveis pesquisas, adorei encontrar um blog de uma doula que se chama Cris. Ela é do Paraná se não me engano. Acho que vai amar ler os relatos dos partos. Tem cesáreas e partos naturais. http://www.crisdoula.com
A escolha ao final deve ser guiada pelo o que seu coração falar.
beijinhos e tenha uma ótima hora!
Se o médico for bom cirurgião e você tiver bem, não haverá problema nenhum na cesárea. A minha foi super tranquila e a recuperação também. No dia seguinte após a operação usei uma calcinha dessas de cintura alta e leve compressão, o que foi fundamental para poder andar. Depois de tirar os pontos, coloquei uma cinta de compressão forte. É importante para o seu corpo reencontrar a postura, antes do barrigão (rs). Não senti dor no momento da anestesia, mas acho que foi porque estava tão apavorada que não consegui sentir nada mesmo! Tive que ser segurada por três pessoas. Tenho pânico de hospital e médico e realmente fiquei muito nervosa. Mas, para termos o filhinho nos braços, enfrentamos qualquer coisa! Depois, quando acordei, no quarto, com aquele rostinho lindo em meu seio, concluí que tudo valeu a pena. Ah, outra dica: às vésperas do parto, procure por alimentos que favorecem a recuperação e a cicatrização. Atribuo a isso a minha excelente recuperação.