Xiiii, prometi que ia escrever toda semana sobre o que estou sentindo na gravidez, mas acabei esquecendo! Mil desculpas! Ainda bem que tenho algumas leitoras bem atentas para me lembrar e dar bronca hehehe!
Bom, o assunto de hoje é um PARTO rsss!!! Quero me abrir com vocês, pois estou m-o-r-r-e-n-d-o de medo do meu parto.
Para algumas este assunto pode até ser bobo, mas sei que muuuuuitas leitoras que estão grávidas ou que já são mães, passaram por esse medo! Nada melhor do que conversar, perguntar e dividir estes momentos entre nós, né? Assim, quem sabe, o meu medo diminui pelo menos uns 2 % hehe.
Mesmo antes de engravidar eu já sabia que o meu maior medo de ter um filho, seria o parto. Sempre soube que ficaria apavorada, pois nunca fiz nenhum tipo de operação na vida, tenho pavor de plásticas (não sou contra, eu é que tenho medo demais para encarar um silicone) e passo longe de hospitais. Graças a Deus fui uma criança muito saudável e até hoje nunca precisei passar por isso. Por isso acho que tenho tanto medo, pois uma cirurgia é algo desconhecido para mim. Não saber o que acontece me apavora mais do que saber exatamente os procedimentos. Quando vou tirar sangua, fico focadíssima na agulha e nos potinhos hahaha, pois assim acho que dói menos, olha que louca!!
Já até sei que muitas leitoras vão me questionar porque estou pensando em fazer a cesárea. Na verdade, esse nem é o tema do post tá? Ainda não estou 100% decidida, mas acho que para acontecer um parto normal saudável, muitas coisas precisam estar “encaixadas” e preciso de muita sorte. Mas enfim, cada mulher tem a sua opinião. Falar do tipo de parto é igual falar de religião e política, pois cada uma defende uma causa rs.
Queria usar este espaço e pedir para vocês me contarem como foi a experiência de vocês, sendo ela positiva ou negativa. O que passou pela sua cabeça neste dia? Ficaram muito ansiosas? Com medo? A equipe médica foi bacana? A anestesia doeu? Aiiiiiiii o meu maior medo é a tal da anestesia. Li que dá falta de ar, que a agulha dói, que dá coceira. Claro que já estou conversando com o meu obstetra e ele me acalma, mas vocês sabem como é, mãe de primeira viagem!
É isso, bloguetes! Estou morrendo de medo, mas sei que irei para o hospital para ver o maior amor do meu mundo, a minha filha!!!!!
Update: MENINAS, ESTOU IMPRESSIONADA COM OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS! E MUITO FELIZ!!!! JURO, ME SENTI EM CADA MOMENTO, CADA PARTO DE VOCÊS RS!!! QUE EMOÇÃO! ESTOU MUITO ANSIOSA E NÃO VEJO A HORA DE VER O ROSTINHO DA MINHA FILHA, MAS O NERVOSO AINDA CONTINUA RSSS… ENFIM, SÓ VOU SABER COMO SERÁ A MINHA VEZ, NA HORA MESMO! E CLARO, VOU VIR CORRENDO CONTAR PRA VOCÊS!!!! MUITO OBRIGADA POR DIVIDIREM COMIGO ESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO DA VIDA DE VOCÊS! PS: PARA AS GRÁVIDAS E NERVOSAS COMO EU HAHAHA, LEIAM OS COMENTS, TEM UM MELHOR QUE O OUTRO. ESSAS BLOGUETES SÃO DEMAIS MESMO 😉
Foto mais linda da Anne Guedes!
Beijos e aguardo os comentários 😉
Respostas de 381
Olá Mariah
Acompanho seu blog a muito tempo e é muito bacana acompanhar sua evolução. Aquela coisa de se sentir amiga só pq acompanha a pessoa virtualmente pode até parecer piegas, mas é assim mesmo! rs
Já adiantando meu parto foi cesárea e eu já sabia que seria assim desde o sétimo mês. Tenho útero invertido e meu bebê ficou \”atravessado\”, o que dificultaria o parto normal. Na verdade eu sempre tive um medinho do parto normal, mas estava disposta a faze-lo, pois quando nos tornamos mães, surge uma coragem fora do normal!
Bem, eu já sabia que seria cesárea e me preparei psicologicamente para isso. Meu parto não foi marcado, pois apesar de não ser um parto normal, minha obstetra não tira o bebe antes, ela sempre me dizia que esperaríamos ele dizer que queria sair 🙂
Na véspera eu estava sentindo algumas dores nas partes baixas rs, mas como eu tinha dor por conta do bebe estar atravessado, eu não sabia que aquilo era um trabalho de parto. Para vc ver que não é uma dor insuportável, é apenas uma dor que causa desconforto. Cheguei na segunda-feira na médica para fazer um exame de toque, e ela me perguntou se eu não estava sentindo nada. Eu disse: Dor, mas já me acostumei com ela rs.
Eu estava em trabalho de parto, com 3cm de dilatação já. Fui encaminhada para maternidade, mas fiquei muito tranquila! Liguei para meu marido e disse que estava na hora, que a gente tinha que ir para maternidade, que o Pedro ia chegar. Ele trabalha em uma cidade vizinha e eu fui para casa dirigindo sozinha, fiquei esperando ele chegar! Enquanto isso tomei banho (o exame de toque provocou um pequeno sangramento), fiz uma escova rápida no cabelo, passei base na unha e mandei e-mail para as amigas dizendo que estava indo receber meu presente, meu príncipe! Meu marido chegou desesperado kkkk, mas acalmei ele e fomos para maternidade!
Na maternidade fui tudo super Ok! O Anestesista disse que ia dar uma picadinha e eu nem senti, só senti minhas pernas esquentarem. Durante o parto tudo certo, não dói absolutamente nada! Quando vi o Pedro me emocionei muito e tive uma pequena falta de ar! O anestesista disse que era normal e colocou oxigênio em mim e coisa de segundo eu já estava bem!
Minha recuperação foi tranquila, não tive grandes dores no corte e ele secou rapidinho. Tinha muito medo do ponto, e quando fui tirar pensei que ela estava começando a tirar os pontos e na verdade já tinha terminado.
Fique tranquila Mah, eu creio que não senti nada pq estava muito em paz, sabendo que estava bem assistida e que agora era o momento mais especial deste processo todo!
Espero ter ajudado de alguma forma e me desculpe pelo comentário enooorme!! pois sei que são muitos comments! rsrsrs
Grande beijo e uma boa hora para vc!!!
Obrigada Mariah estaremos aqui lutando juntos até o final, e pode deixar que volto pra contar te contar a nossa vitoria, enquanto isso vou te acompanhando e tendo a sua companhia aqui no Blog!!! Muita luz e força pra você também na nossa nova vida de mamães de primeira viagem!!! Bjssss pra você e na princesa MA!!!
Oi Mariah, no fundo no fundo sempre dá um medinho ne? Mas confesso que esse medo não chegou a tirar meu sono, nem me consumia… Antes de ir para o centro cirúrgico fiquei uns minutinhos com meu esposo e ai passa todo um filme na cabeça e foi a hora que pedi que se algo desse errado que ele tomasse conta do nosso filho, que não deixasse nenhum mal acontecer e todas aquelas coisas que a gente já deseja ao nosso filho. Deixei o coitado assustado com o pedido já que durante a gravidez não tinha comentado nada… A equipe é mesmo fundamental! Eu tive a sorte de ser acompanhada por um médico que ajudou ao pai dele a fazer o parto da minha mãe quando eu nasci e hoje fez o meu, nem preciso falar da confiança, carinho e amizade que existe nessa relação, ne? Entramos no centro cirúrgico ele abriu o visor e toda a família gritava parecendo que estava tendo gol da seleção, todos ansiosos a espera de Bernardo, fechou e começou os preparativos para a chegada de Bê… É não é uma cirurgia, eu na verdade nem me lembrava que era uma cirurgia, era a chegada de meu filho ao mundo, daí um beijinho na testa do meu médico e ele me colocou encostada no peito dele para a tão fala anestesia, e quer saber? Nem dói, dói mais o cateter que eles colocam no pulso que a própria injeção… Após preparada e anestesiada entrou meu esposo para assistir o parto do meu lado (ajuda muito estar com seu amor grudadinha em você) e foi aberto novamente o visor onde toda a família pode assistir o momento mais feliz da minha vida. Boa sorte para você!
Olá Mariah!
Acompanho seu blog há quase um ano, porém, nunca comentei. Acredito que a melhor forma do parir é aquela em que a mulher sente-se segura… Todavia, não se limite às exposições/esclarecimentos ditos por obstetras; acredito que seja de suma importância uma auto-avaliação do que você quer, e acima de tudo, investigar os meios possíveis de partejar. Lembre-se: o parto é da mulher.
Te convido à assistir esse vídeo (http://youtu.be/ajcfPjo04LA). Ele é muito interessante. É de uma advogada que relata os três tipos de partos que ele assumiu para o nascimento de seus filhos, sendo eles: parto cesárea, parto normal hospitalar e parto domiciliar. É um compartilhamento incrível.
Independente de sua escolha, de antemão, lhe desejo muito amor… E que papai do céu abençoe esse momento tão especial.
Ps.: Parabéns pelo bom gosto! Seus looks gestantes são lindos!
Um grande beijo,
Camila.
Oi Mariah!
não sei se ainda te interessa algum comentário, mas aqui vai o meu…
escolhi minha gineco só pq ela é especialista em parto normal… qdo li que ela fez parto normal de gemeos (que eu achava que só daria pra fazer cesarea) eu decidi que ela seria minha médica! E graças a Deus aceitei na minha escolha… ela é de uma clinica em SP especializada em reprodução e parto normal. Eu não tenho medo de dor, cirurgia, nem nada, mas tenho pavor de pontos!!! minha mãe e minha sogra fizeram os 2 tipos de parto e disseram que o melhor sem duvida nenhuma é o normal! Eu sou mega a favor, tento sempre convencer minhas amigas, em vão, uma pena… Meu filho nasceu com 38 semanas, com o cordão no pescoço e nada me impediu de um parto normal saudável e sem riscos! não tem dor nenhuma! a anestesia não dói nada (juro!), é como um dedo apertando suas costas, só! e as contrações tb não doeram pq tomei a anestesia… e o melhor de tudo é a recuperação; nossa, eu não tive absolutamente dor nenhuma, nada! eu andava pra lá e pra ca no Einstein como se nada tivesse acontecido. Enquanto muitas mães andavam com dificuldade e muita dor no abdomen.
bom, não sei se isso serviu pra alguma coisa… espero que sim!
um bjo!!!
Olá Mariah querida, te acompanho a mto tempo e hoje estou escrevendo pois este post foi feito com o mesmo medo que eu tinha!!! Estou gravida de 23 semanas de gemeos sao 2 meninos, e desde o inicio escolhi a cesariana pois morro de medo do parto normal!!! Mas semana passada tive uma complicação na minha gestação mas por favor nao se assuste só vou dividir com vc minha experiência, meus gemeos sao bivitelineo e estão em bolsas separadas, e a bolsa de um dos bbs se rompeu na quinta passada e os médicos deram meu bb como morto nao se ouvia o coracao do bebe com a bolsa rompida, pois com a chamada Bolsa Rota seria inevitável que o bebe nascesse em 24 horas e junto com ele o outro irmaozinho nasceria também pois meu organismo iria expulsar os dois ao mesmo tempo, a medica me deu um indutor para o parto normal pelo tamanho dos meus bbs seria inviável fazer uma cesariana então vc imagina o meu desespero e minha angustia. Tive contrações de parto normal por 3 horas e nada de dilatação, foi quando a medica resolveu fazer uma nova ultrassom e descobriu que meu bebe estava vivo e ajudando o outro irmaozinho a se fortalecer, eles nao queriam nascer ou seja um milagre aconteceu e nesse dia eu descobri o quão imenso é o amor de mãe as dores das contrações nao sao nada comparável ao amor que sentimos por nossos presentes de Deus seja qual for a sua escolha vc vai conseguir nao pense em anestesia ou nos cortes ou nas contrações eu sou uma prova viva de que quando chega a hora nos fazemos e sentimos qualquer coisa por nossos filhos!!! Ainda estou internada por tempo indeterminado provavelmente até o fim de minha gestação e os dois bbs estão se desenvolvendo e ganhando peso pois provavelmente serão prematuros e meu guerreiro mesmo sem liquido amniotico esta firme e lutando pela vida, o medo do parto que eu tinha desapareceu em meio a essa demonstração de forca dos meus filhos!!! Confie em Deus que na hora vai dar tudo certo, muito boa hora pra vc, que MA venha linha e esbanjando saúde!!! Beijosss querida adoro vc!!!
Suzy, que benção de Deus!!!! Estou mto feliz porque está dando tudo certo com vc e seus bebezinhos!!!! Que vc siga firme e forte até o final (tenho certeza que sim!)!!!!
Depois, quando tiver um tempinho (difícil com DOIS recém nascidos, né? hehehe), volte para contar!!!!!
Espero que dê tudo certo! Bjsss!
Mariah, linda e querida…
não sou maae mas quando for,se vier menina, tambem será Mariah!Acredite que tudo é certo do jeito que é…Deus e universo nunca erram…então o que vai acontecer será o melhor…acredite!!
e pra te ajudar voce poderia fazer uso de oleos essenciais…para ansiedade…stress…etc….procura se informar!é uma alternativa natural e eficiente!
Fico triste em ver a banalização da cesárea. É uma cirurgia pélvica de grande porte que envolve risco de complicações graves, deveria ser realizada qdo estritamente necessária. Pior ainda ver q as mulheres veem a cirurgia como método mais seguro de trazer seus filhos ao mundo. Não é. Tem indicações (absolutas e relativas) limitadas. Circular de cordão, por exemplo, é uma FALSA indicação de cesárea.
Sinceramente, não entendo como a maioria das mulheres se priva do privilégio de PARIR! Ser a responsável por trazer o filho ao mundo, participar ativamente do momento, ser a personagem principal e não coadjuvante, ter o direito de ter o bebê no peito assim que nasce…
E para quem fala de dor, existe ANALGESIA de parto normal. Parto normal sem dor!
Muita saúde a todas!
Oi Mariah, é normal seu medo do parto, até pq vc é mãe de primeira viagem. Passei por isso há exatamente 1 ano atrás pra dar a luz ao meu Príncipe lindo, o Luís Felipe. Esperei ansiosa a chegada dele, curtí cada momento da gravidez, diga-se de passagem, muito saudável, graças à Deus…. E minha maior vontade era ter parto normal. Porém, quando se está grávida, tudo pode mudar de acordo com o estado emocional, de saúde, no meu caso estava tudo certo, minha obstetra sempre defendia a tese de que arto cesário é hoje em dia tão natural quanto o normal, a recuperação é tranquila, rápida e o parto é mais tranquilo: dá pra vc se programar pra o grande dia, se acalmar ou ficar ainda mais nervosa (foi o meu caso)e não ter imprevistos e sustos. Pois bem, marquei minha cesariana depois de muito conversar com meu marido, familiares e amigas q passaram por isso. Chegou o grande dia, tudo pronto, lembrancinhas, mala do bebê, minha mala, decoração pro quarto, casa pronta pra esperar o bebê, quartinho do meu filho todo lindo e enfim, vamos esperar o grande amor de nossas vidas nascer….Já saí de casa hiper nervosa pq saí um pouquinho atrasada, temos que chegar por volta de 1 hora e meia antes da internação marcada, saí faltando 30 minutos e ainda ia buscar os bem-nascidos….kkkkk! Cheguei no Hospital à mil de ansiedade, nervosismo, medo, felicidade, tudo….rs! Chegando lá, todos os meus familiares esperando e meu marido foi reservar meu apartamento, graças à Deus, minha obstetra tb estava atrasada e não houve problema de eu chegar tãoooo em cima da hora… A fome do jejum sumiu neste momento…..Fui pro meu quarto do Hospital me trocar e minha mãe e sogra ficaram arrumando toda a decoração. Fui com meu marido receber nosso pacotinho lindo, os dois muito felizes, ansiosos, em meio de abraços e choros de todos que nos amavam, eu morrendoooo de chorar….(Estou escrevendo e chorando, relembrando tudo)……Cheguei na sala, minha obstetra me deu um abraço e disse q tudo estava bem e que tudo daria certo. Meu marido alí do meu lado, me confortando, meu parceiro de todas as horas…Recebí a anestesia, meio dolorida sim, mas suportável e logo, adormeceu todo meu corpo. E alí aconteceu o momento mais mágico de minha vida, meu grande e eterno amor nasceu, chorando sem parar, meu marido filmando, começou à chorar e tremer, a auxiliar de minha obstetra tirou as fotos e nós dois abraçamos e recebemos nosso presente divino com muitos beijos e amor, muitooo amor! O único problema veio depois, por causa do meu nervosismo, tive pressão muito alta e durante meus 3 dias de internação, tive q ficar tomando medicação ´pra controlar minha ´pressão, todos cuidando de mim e com medo do pior, mas graças à Deus tudo ficou bem e melhor ainda com aquela bolinha de neve nos meus braços. Ele nasceu com 48 cm e 3,390 kg! Hoje é um meninão lindo, enorme e suer gostoso, já está falando algumas palavrinhas, andando e quebrando tudo em casa, dá um trabalho grande, mas tudo vale à pena por ele, meu grande amor que completa 1 aninho, dia 10/07. Meu filho, meu tudo, minha vida! Boa Sorte no seu parto, que sua filha veia cheia de saúde e traga ainda mais felicidades pra vc e sua família! Fica com Deus!
Oi, Mariah! não sei se ainda dá tempo mas enfim… Sou admiradora do seu trabalho e mãe de 02 meninos, o João de 4 anos e o Lucas de 1 aninho. Fiquei muito feliz por sua gravidez!
Minha primeira gestação sonhava com parto normal, minha médica na epóca me indicou um livro ótimo \”o que esperar quando se está esperando\” – conta o passo a passo da gravidez e pós parto, mas estava tão obstinada em ter parto normal que saltava todas as páginas que mencionavam a cesareana. Enfim chegou o meu dia, minha bolsa rompeu logo que fui dormir, sem dor e sem pânico, chamei meu esposo, minha mãe e minha sogra que nesse momento já faziam plantão em minha casa com medo do grande dia. Era água que não acabava mais, fiquei impressionada parecia as cataratas, sem exageros, quis tomar banho antes de ir para o hospital para dar um jeito naquela molhança… rss… mas ninguém deixou. Cheguei no hospital sem dor alguma e o médico me pediu o ultimo ultrassom, que coincidentemente tinha sido feito no mesmo dia mais cedo, e o cordão estava em volta do pescoço do meu João e então ele me disse que poderíamos induzir o parto normal, mas que poderia ser arriscado para o João. Não pensei duas vezes vamos para cesarea – sem nenhuma informação a respeito, como disse, não tinha nem interesse em saber. Graças a Deus foi tudo tranquilo e o João nasceu lindo! Quando o peguei nem lembrei de qual parto era, da anestesia, de nada.
Ano passado foi a vez do Lucas, estava marcado para nascer no dia 19 de maio, mas no dia 05 por volta das 19hs comecei a sentir umas dores novas e fortes, detalhe: meu esposo estava inesplicavelmente cansado e apagado nesse dia, dormindo mesmo, e o meu João estava brincando em cima de mim no sofá e por mais que eu pedisse a brincadeira só tinha graça se fosse em cima de mim – confesso que teve momentos que pensei seriamente em mandar ele em cima do pai, mas ao mesmo tempo queria ficar com ele pois sentia que minha hora tava chegando de novo, e que mesmo bem diferente da primeira, queria curtir o João, não sabia quanto tempo teria que passar no hospital e para uma mãe, um dia já é muita coisa. Mas minha vontade e determinação do parto normal ainda continuava e então decidi que só iria para o hospital quando os intervalos diminuissem mesmo. Por volta das 5 da manhã, eu não tinha dormido…, ao contrário do meu marido e do João, percebi que a dor estava aumentando e já estava de 10 em 10 minutos, foi aí que chamei meu esposo, nessa hora eu estava desesperada de dor, minha calma e serenidade já tinha ido pras cucuias e meu esposo teve a \”coragem\” de me pedir que arrumasse o João para ir com a gente!!! Juro, que nesse momento quis enforcá-lo, pedi que ligasse pra minha mãe e ela ficaria com o João e ele ainda sonolento, teve vergonha – ele, que nunca sente vergonha. Fiquei brava e disse que o Lucas ia nascer alí, então ele despertou viu que estava falando sério e chamou minha mãe, que chegou em casa numa fração de minutos, mesmo morando em outro bairro. Fomos pro hospital, minha bolsa havia rompido, mas não percebi já que na hora que vinha as dores corria pro banheiro e já estava quase na hora, em tempo do Lucas nascer lá em casa mesmo, fui para o preparo e o medico me apresentou o anestesista, desesperada disse que não havia sentido todas aquelas dores para fazer uma cesareana (minha médica havia me sugerido de agendar uma cesarea, que seria um dia antes já que já havia tido uma) e eu não quis. O anestesista riu, me acalmou e disse que seria sim parto normal, mas que as dores já teriam fim, e assim foi. O Lucas nasceu, também lindo, esqueci de todos os partos que havia passado para chegar até alí e apenas me emocionei novamente, pelo previlégio e benção de Deus que é carregar um filho, vê-lo nascer com saúde, em paz e principalmente, independentemente do tipo de parto, a sensação era mesma! Missão cumprida!
Boa sorte!