Xiiii, prometi que ia escrever toda semana sobre o que estou sentindo na gravidez, mas acabei esquecendo! Mil desculpas! Ainda bem que tenho algumas leitoras bem atentas para me lembrar e dar bronca hehehe!
Bom, o assunto de hoje é um PARTO rsss!!! Quero me abrir com vocês, pois estou m-o-r-r-e-n-d-o de medo do meu parto.
Para algumas este assunto pode até ser bobo, mas sei que muuuuuitas leitoras que estão grávidas ou que já são mães, passaram por esse medo! Nada melhor do que conversar, perguntar e dividir estes momentos entre nós, né? Assim, quem sabe, o meu medo diminui pelo menos uns 2 % hehe.
Mesmo antes de engravidar eu já sabia que o meu maior medo de ter um filho, seria o parto. Sempre soube que ficaria apavorada, pois nunca fiz nenhum tipo de operação na vida, tenho pavor de plásticas (não sou contra, eu é que tenho medo demais para encarar um silicone) e passo longe de hospitais. Graças a Deus fui uma criança muito saudável e até hoje nunca precisei passar por isso. Por isso acho que tenho tanto medo, pois uma cirurgia é algo desconhecido para mim. Não saber o que acontece me apavora mais do que saber exatamente os procedimentos. Quando vou tirar sangua, fico focadíssima na agulha e nos potinhos hahaha, pois assim acho que dói menos, olha que louca!!
Já até sei que muitas leitoras vão me questionar porque estou pensando em fazer a cesárea. Na verdade, esse nem é o tema do post tá? Ainda não estou 100% decidida, mas acho que para acontecer um parto normal saudável, muitas coisas precisam estar “encaixadas” e preciso de muita sorte. Mas enfim, cada mulher tem a sua opinião. Falar do tipo de parto é igual falar de religião e política, pois cada uma defende uma causa rs.
Queria usar este espaço e pedir para vocês me contarem como foi a experiência de vocês, sendo ela positiva ou negativa. O que passou pela sua cabeça neste dia? Ficaram muito ansiosas? Com medo? A equipe médica foi bacana? A anestesia doeu? Aiiiiiiii o meu maior medo é a tal da anestesia. Li que dá falta de ar, que a agulha dói, que dá coceira. Claro que já estou conversando com o meu obstetra e ele me acalma, mas vocês sabem como é, mãe de primeira viagem!
É isso, bloguetes! Estou morrendo de medo, mas sei que irei para o hospital para ver o maior amor do meu mundo, a minha filha!!!!!
Update: MENINAS, ESTOU IMPRESSIONADA COM OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS! E MUITO FELIZ!!!! JURO, ME SENTI EM CADA MOMENTO, CADA PARTO DE VOCÊS RS!!! QUE EMOÇÃO! ESTOU MUITO ANSIOSA E NÃO VEJO A HORA DE VER O ROSTINHO DA MINHA FILHA, MAS O NERVOSO AINDA CONTINUA RSSS… ENFIM, SÓ VOU SABER COMO SERÁ A MINHA VEZ, NA HORA MESMO! E CLARO, VOU VIR CORRENDO CONTAR PRA VOCÊS!!!! MUITO OBRIGADA POR DIVIDIREM COMIGO ESTE MOMENTO TÃO PRECIOSO DA VIDA DE VOCÊS! PS: PARA AS GRÁVIDAS E NERVOSAS COMO EU HAHAHA, LEIAM OS COMENTS, TEM UM MELHOR QUE O OUTRO. ESSAS BLOGUETES SÃO DEMAIS MESMO 😉
Foto mais linda da Anne Guedes!
Beijos e aguardo os comentários 😉
Respostas de 381
Mariah…
Estou de 41 semanas (1semana apos a minha data prevista de parto). Aqui na Europa eles esperam de 10 a 14 dias apos a sua dpp pra ver se voce entra em trabalho de parto sem precisar de intervencoes. As pessoas ai no Brasil nao param de me perguntar \”que dia nasce?\”, de tao impregnada a cultura da cesaria esta na cabeca das brasileiras. Enquanto que ai essa cirurgia eh vista como algo moderno e comum, aqui, eh a ultima coisa que as mulheres querem que aconteca. Pra um parto natural nada precisa estar \”encaixado\”… Voce eh saudavel e esta tendo uma gravidez saudavel, isso eh mais que o suficiente. Porem, por questoes de comodidade e fincanceiras, mesmo que queira, eh dificil conseguir (a menos que Vc realmente se imponha) ter sua bebe naturalmente. Uma cirurgia custa mais, e eh mais rapida, entao um parto natural nunca vai compensar pra um medico desmarcar um dia inteiro de pacientes (nao se pode prever quanto tempo vai durar o parto natural) e \”perder\” de fazer uma cesaria atras da outra.
Nao sei se ja viu, mas se nao, veja o video \”o renascimento do parto\” no YouTube. Eh bem curto e eh lindo…
Fora do Brasil nao existe cesaria por opcao, apenas por indicacao medica real. Claro que se voce optar por uma cesaria, tudo bem, seu corpo, sua vida, mas nao se deixe enganar pelas \”razoes\” que costumam dar para a realizacao da cirurgia. Cordao enrolado no pescoco, bebe grande, pouco liquido, e tantas outros mitos que fazem as maes acreditarem que nao podem ter seus filhos sozinhas… As vezes da a impressao que fazem as mulheres brasileiras se sentirem incapazes de terem seus bebes.
Uma boa hora pra voce… Estou aqui ansiosa esperando a minha. E se Deus quiser, sera tudo natural (sempre existe a possibilidade de uma cesaria, caso tenha alguma complicacao). Mal posso esperar pra EU dar a luz ao meu filho 🙂 e pra ele vir da melhor forma e quando for o melhor dia pra ele (e nao na data e hora mais conveniente pra um medico).
—– caso nada aconteca naturalmente na proxima semana, serei induzida no hospital (por procedimentos manuais ou por aplicacao de oxitocina – hormonio que da o \”start\” ao trabalho de parto)… posso te contar depois minha experiencia rsrs beijosssss!
Oi Mariah!
Eu queria mesmo escrever pra vc sobre o parto, ainda bem que vc tocou no assunto.
Tenho uma filha linda de 4 meses, ou seja, nao foi há muito tempo…
Eu também morria de medo do parto, mas moro na Holanda e aqui nao marcam cesaria, aqui é tudo muito naturalizado, muitos partos acontecem em casa.
Enfim, me informei muito antes do parto, vi muitos videos de um programa \”one born every minute\” que mostram partos lindos e naturais na Inglaterra…
Olha Mariah, eu tive um parto normal, pedi a epidural e nao senti dor nenhuma! Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Minha filha nasceu e foi direto para os meus bracos. Desde a semana 36 estava encaixada e quando a hora de nascer comeca a chegar, o bebe vai descendo e tira-la com uma cesaria seria uma agressao.
Eu tinha medo das contracoes tb, mas olha, ela vem e vai embora, passa alguns minutos e vem denovo… tomei a epidural com 4 cm de dilatacao, as contracoes nao doiam tanto.
Quanto a anestesia, nao dói muito nao, sinceramente. Aqui eles dao uma picadinha pra adormecer o local e depois colocam o cateter, nada demais.
Pense assim, o corpo fica 9 meses se preparando para o parto, vai dar tudo certo.
e tem mais um detalhe do meu parto, eu estava de 40 semanas e 4 dias! Minha filha escolheu a hora de nascer e foi MARAVILHOSO!
Sei que no Brasil a grande parte das mulheres escolhem a cesarea… mas a MINHA opcao vai ser sempre a mais natural possível, acho melhor pra mae e filho…
Boa sorte na sua escolha e que tudo va bem 🙂
Oi Mariah,
Estou grávida de 39 semanas d um menino chamado Benjamin =)
SEMPRE tive em mente o parto normal, se eu pudesse faria natural, mas acho que é dor demais e por isso será normal, SE DEUS QUISER.
Nosso filhote está na posição certinha de nascer já faz 2meses, o que nos alegra muito =)
Sempre defenderei o parto normal, fomos feitas para isso, a recuperação é 100% mais rápida (minha mãe, que fez 2 cesárea e outras amigas disseram que no dia seguinte do parto, para levantar da cama é uma dor INSUPORTÁVEL, pq a mulher está curvada, naquela posição relaxada na cama e qdo tem que ficar reta com a coluna parece q os pontos vão abrir ou rasgar).
Sem dizer que realmente é uma cirurgia e o parto normal não, apenas alguns pontinhos e no dia seguinte a mulher tá otima (claro, não 100%)
E as enfermeiras não perdoam, pode ser do SUS, de convênio ou particular (meu será particular e só para minha obstetra pagarei 12 mil reais) vão te mandar levantar não importa como foi sua cesárea e se está doendo ou não…
Bem fica a dica e espero que tenha ajudado….
Bjinhos
ps: minha gravidez e fotos em erikagmedeiros.com
Me identifiquei. Ainda não tenho filhos mas compartilho do seu medo.rs Mas não se preocupe, vai dar tudo certo e com certeza vale a pena!
Oi Mariah, eu sempre acompanho teu blog e também pelo IG. Quero te dizer que cc esta uma gravida linda! Eu gostaria se compartilhar com vc minha experiência, pois tive minha bebê Maria Luiza a 20 dias. Como vc, eu também nunca precisei passar por alguma cirurgia e isso estava me angustiando para o parto, mesmo assim eu nunca pensei em fazer parto normal. E ainda bem que não fiz, pois, foi tudo MUITO tranquilo, desde a semana em que iria ganhar, pois procurei ficar bem calma. Eu fiz a cesárea bem cedinho, pique te aconselho a fazer, assim além de sermos a primeira, vc chega mais cedo no quarto, já pode tomar um banho mais tarde, conforme o hospital é claro. Eu tinha muito medo da anestesia, nunca tinha feito alguma, e não dói nada, mesmo, colocar o soro dói um pouquinho e a anestesia nao dói nada! Eu procurei nao focar na falta de sensibilidade nas pernas, e sim pensava em ver o rostinho da ML. É um momento lindíssimo e emocionante, eu ficava olhando e conversando com meu marido. Enquanto dão banho na bb já estamos sendo preparadas, é muito rápido!!!! Tente aproveitar o máximo, escovada e. Maquiada. Rsrsr mas isso nem preciso comentar!!!!! Bjos querida tenha um ótimo parto e que sua MA seja uma criança com muita saúde sempre!!!!
Nao precisa ter medo nao!!!! Minha filha tem 8 meses e tive ela com o parto cesareana. Sou medica anestesista e pode ficar tranquila em relacao a anestesia viu? Essas reacoes de coceira nao sao da anestesia e sim da morfina que eh feita junto para vc nao ter tanta dor depois. O q posso te dizer como paciente e mae eh esse momento eh tao lindo q quando a gente ve jah passou e depois a gente quer tudo de novo. Se vc tiver duvidas a anestesia pode consultar com o/a anestesista! Muitas felicidades! Bjos mamae e Justine
Mariahh!!
Nossa como te entedo! Hahahaha minha filhinha nasceu em março e eu tava exatamente com todos esses medos! Tambem nunca tinha passado por uma cirurgia e depois de me imaginar nos dois partos, preferi a cesárea. Não podia pensar no parto que comecava a chorar de nervoso ahahhaha entrei na sala de parto chorando horrores mas minha equipe medica foi show e fez de tudo pra me acalmar. A anestesia nao doeu nada, o que incomodou um pouco foi o furo na mão para colocar o acesso ao soro sabe?! Isso me dá mt agonia ahahahha mas ja no final do dia, o aesso foi retirado. A anestesia da uma coceirinha de leve, mas so quando o efeito ta indo embora. Mas essa altura vc ja vai estar com sua bebe entao vc nem pensa direito.
No final do dia vao te pedir pra dar umas caminhadas e essa parte é bem chatinha no começo. Mas nada que um pouco de paciência nao resolva. Tive nada de gases e falei um bocado e falri horrores desde o primeiro dia.
A única coisa chata mesmo que me ocorreu foi uma dor de cabeça absurda quando cheguei em casa, em reação a anestesia rack. Passei um mês inteiro com essa dor imensa, mas cada corpo reage de um jeito né?
Enfim, espero ter ajudado um pouco!
Fica tranquila que vai dar tudo certo! Hoje dou risada de tanto medo bobo que eu tive kkkkk
Boa sorte e muita saúde pra sua filhinha.
Beijao
Ola Mariah, parabens por sua gravidez!! Tenho uma filha que esta com 3 anos e 5 meses, moro em Miami a 10 anos, nunca na vida imaginei ter um filho longe do meu pais muito menos longe da minha familia mas vivo aqui e aqui foi, eu sempre sonhei com um parto super mega hiper natural esse dia para mim nao me trazia medo mas muita ansiedade pq queria muito passar pelo parto natural fosse ele doído ou nao eheheh mas foi 100% diferente do que imaginei fiz um parto de emergencia com 49 semanas , no dia ultima consulta, eu perdi quase toda minha agua sem perceber nada de anormal e o parto foi feito em tempo recorde, sai do consultorio dirigindo, fui para a maternidade dirigindo, enquanto meu marido vinha voando do trabalho, cheguei la com 6 de dilatacao mas eles tiverram que injetar muita agua e literalmente segurar minha filha la dentro, pq nao poderia fazer parto normal, tinha que ser cesaria para ela nao segurar o cordao na hora de tira-la por estar sem agua ela poderia apertar o cordao para poder respirar mais facil, em menos de 20 minutos ja tinha tomado anestesia, o que nao senti absolutamente nada, uma dormencia na hora que colocam a agulha, mas uma coisa que foi muito boa é que foram duas anestesistas, uma me segurou bem junto dela para eu nao me mexer e a outra aplicou, eu sinceramente nao senti nada, como falei somente uma dormencia, instantes depois ja estva com minha filha nos braços, meu parto foi mias dificl do que o normal, mais dolorido do que o normal, mas foi muito mais facil do que eu poderia imaginar diante de uma situacao de emergencia como a que estava vivendo naquele momento, por ter perdido os batimentos do meu bebe por duas vezes em menos de 30 minutos, mas ela é MARAVILHOSAAA, super saudavel, esperta e inteligente, o parto foi a parte mais facil da gravidez ele passa como um piscar de olhos e quando vc olha, la esta aquela doçurinha que vc sonhou por tanto tempo, nao deixe que seus pensamentos e medos roubem de vc o prazer de passar por sua experiencia de colocar alguem nesse mundo, é a melhor experiencia que uma mulher pode viver e nao importa como ela seja vai ser a melhor para vc, curta a chegada desse dia, pq é o começo de tudo novo na sua vida, do seu marido e da sua filha, uma nova casa, uma nova familia, entao, nao pense na palavra MEDO e sim na palavra ALEGRIA, vai ser com certeza o momento mais feliz da sua vida. Nao gosto muito de compartilhar minha experiencia com mamaes que ainda vao passar pelo parto, porque acho que pode causar alguns medos que nao sao verdadeiros, pq sei que minha experiencia é mais rara que o normal, mas com vc disse que poderiamos compartilhar nossas experiencia aqui esta a minha. Desejo que seu parto seja um dia delicioso e super tranquilo, que depois vc possa vir aqui nos contar que realmente foi muiiittttooooo mais facil do que vc imaginava pq uma coisa é certa, nos mulheres somos muito mais fortes do que podemos imaginar. Sou fa do seu blog!! Bjs Adriana
Mariah o seu medo é absolutamente normal, não tem nada de louco. Tenho dois filhos, uma menina de 13 anos e um menino de 10 anos. Quando fui ter a minha filha tive medo, medo de morrer e ela ficar viva e me perguntava quem iria cuidar. Do meu filho o medo aumentou, cheguei até a me despedir da minha filha e da minha mãe, do meu marido, enfim, um drama e tanto, mas graças a Deus tudo deu certo, tanto de um como de outro. Acredito que o medo é algo natural, já é uma coisa que nasce nessa nova fase que é ser mãe. Eu nunca fui uma pessoa medrosa, mas depois que tive meus filhos tenho medo de muitas coisas. Não sei ao certo porque isso acontece, mas acontece.
Tente ficar calma e ter um pensamento positivo, ore a Deus e peça por seu parto, pela sua filha e que Deus tire esse medo de vc, peça que Ele te tranqüilize. Não se preocupe, é normal sentir medo. Se for preciso chore e converse bastante com as pessoas próximas a vc sobre os seus medos, isso ajuda.
Bem, é isso, vou orar por vc e pela Maria Antônia, tudo vai ficar bem!!!! Quando vc pegar ela nos braços o medo do parto vai passar e vc vai ter outros medos… Rsrsrsrsrsr. Fica aflita não que é assim mesmo!!!!!
Um abraço fraterno e um bom parto!!!! Que venha Maria Antônia com muita saúde!!!!!!
Oi , meu parto foi super rapido, tinha o mesmo medo que vc,quanto ao corte da cesaria por isso sempre quis parto normal, tinha tanto pavor q nao quis nem ter um medico para fazer meu parto ,queria que fosse com o plantonista do hospital , pois assim nenhum medico tentaria me convenser a fazer cesaria, e tive tanta sorte q acabei tendo meu filho em meia hora e sozinha nem me examinaram nao deu tempo,ele nasceu na maca, meu marido e medico , nem ele viu q eu estava em trabalho de parto , bom foi assim, e se der para te convenser a ter normal esse e o melhor , assim q tive o bebe estava otima, tomei banho sozinha , nao precisei de ajuda de ninguem e fora q nao tenho nenhuma cicatriz,pensa bem pois ou vc sofre antes ,mas sempre e otimo ver seu bebe no final de tudo.