Aproveitando o clima da SP Arte em São Paulo, quero mostrar fotos de quando fui conhecer o apartamento/atelier do artista Marcelo Solá. Me sinto honrada de ter conhecido seu cantinho na cidade de Goiânia, no ano passado, quando fui para um evento do blog. Eu me apaixonei com o seu trabalho almoçando no restaurante Panela Mágica, que tem inúmeros quadros do Solá nas paredes. É lindo! Enfim, fiz algumas amizades e de repente me vi dentro do seu apê em volta de tantos trabalhos lindos!!!
Fiquei meio passada, claro, até porque não é todo dia que você conhece pessoalmente um artista que é fã. Na minha próxima ida a Goiânia, quero conhecer a sua chácara, onde é o seu atelier e a sua casa de verdade rs. O Solá é um fofo, super simpático, simples e por isso merece todo o sucesso. Na SP Arte ele está arrebentando e é reprensentado por galerias ótimas como a Luciana Caravello Arte Contemporânea.
As fotos traduzem sem legendas o que é a casa de um artista. Sabe quando é tudo muvucado, mas tudo funciona? Sapatos empilhados e rolhas de vinho num canto, latas de tinta no outro. Telas coladas na parede misturadas com louças antigas. É assim, este é o clima. Solá é incrível, espero que seu sucesso cresça cada vez mais 😉
Retrato para o Blog da Mariah 😉
O Solá me deu esta serigrafia de presente e eu delirei!!!!!!!!!!!!!! Depois adquiri dois trabalhos dele, como vocês puderam ver neste post!
O blog fez uma mini entrevista com ele, olha só:
Blog da Mariah: Quando descobriu esta paixão pela arte?
Marcelo Solá: Desenho desde muito pequeno, meus brinquedos prediletos dados por minha mãe eram lapís de cera e cor, aquarelas… Depois adolescente fui fazer graffite nas ruas, sou uma criança que não parou de desenhar!!
Blog da Mariah: O que te inspira?
Solá: Estar vivo e atento é a maior inspiração, minha casa, meus amigos, a rua, as cidades e principalmente a música e a arquitetura. Leio muita poesia e gosto de escrever idéias aleatórias sobre meu desenho e o tempo que vivo.
Blog da Mariah: O avião e a escada representam algo para você?
Solá: Eu seria arquiteto, mas não passei no vestibular! Ainda no final dos anos 80 resolvi me dedicar só aos desenhos e a idéia dos projetos arquitetônicos. Uma certa arquitetura impossível aparece na minha obra, junto aos aviões, um equipamento bonito que traduz nosso desejo de mudar de lugar o tempo todo facilmente.
Blog da Mariah: Morar num lugar aberto, ao ar livre, no interior, te deixa mais inspirado e feliz?
Solá: Meu novo atelier fica no meio do mato, mas, com as mostras fico metade do ano fora de casa, sempre em grandes centros. Mantenho um equilíbrio entre campo e cidade, gosto de conhecer um país novo, encher de informação visual, material e de vida e depois refletir sobre isto no campo. Aí desenhando, vou ver no que vai dar!!!
Blog da Mariah: Vejo muito da arquitetura em seus desenhos. O que ela representa pra você?
Solá: Penso que arquitetura é uma forma de fazer arte pra gente usar, entrar, dormir e ser feliz, é maravilhoso transformar madeira, cimento, pedra, vidro em esculturas habitáveis…lindo!
Blog da Mariah: Na maioria de seus desenhos existe a escrita. Você sente necessidade de transmitir algo através dela?
Solá: Escrevo quase como um desejo de desenhar, é gostoso escrever, fluir as idéias , registrar com uma boa caneta, muita tinta num caderninho moleskine, melhor ainda ver isto meses, anos depois! Nos desenhos a escrita funciona como desenho e poesia esparsa, cheia de espaços vazios, grafia e cor. É algo para ser realmente lido, não esta só como elemento gráfico, mas, parte de um todo.
Blog da Mariah: Já foi indicado ao Pipa 2010. Alguma exposição para este ano?
Solá: Este ano estou na SP Arte, na Art Rio, neste momento no Krannert Art Museum em iIlinois na mostra Blind Field, depois vai para o Broad Art Museum, agosto tem aqui em Goiânia e ai vamos nós!!
Solá, muuuito obrigada pela entrevista, estou me sentindo “poderosa” rsrsrs!!!!! 😉
Gostaram, bloguetes?? Espero que sim!!! Bjo bjo!
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 2
Oi Mariah, vc tem o contato do MArcelo Sola?
Gostei do seu trabalho.
Moro Rio de Janeiro mas de 15 em 15 dias vou a Abadiania fazer tratamento com João de Deus , seu ateliêr fica próximo a quantos kilometros de Abadiania
Onde posso conhecer seus trabalhos no Rio de Janeiro .
Meu telefone 21 9157.36.64 Ricardo