Esse post não tem look do dia, mas achei super legal comentar, pois é uma curiosidade sobre o Tahiti! Bom, como eu falei no último post, a ilha Taha’a é conhecida mundialmente como a ilha da baunilha e das pérolas negras. Esse, sem dúvida alguma, foi um dos melhores programas turísticos que já fiz na vida. Tirei algumas fotos e pesquisei melhor sobre o assunto, olha só!
O programa dura cerca de 3 a 4 horas e a equipe do Davi’s Tours nos recebe na ilha principal de Taha’a com uma camionete. A aventura também faz parte do passeio, pois o tempo todo ficamos sentados na caçamba do carro ao ar livre haha, muito legal. O primeiro lugar a ser explorado é a fazenda que tem o cultivo de pérolas negras. Achei muito legal conhecer a família, dona desta fazenda, que trabalha com isso há anos. Depois que a dona nos explicou tudo, tudinho sobre as pérolas, fomos conhecer as suas jóias claaaro (a melhor parte para as mulheres rsrs). São pérolas que não acabam mais, maravilhosas, redondas ou irregulares e em cores perfeitas. Fiquei louca, né, claro, e quis provar tudo e mais um pouco rs.
O melhor look para o programa é esse: tênis e roupa de ginástica 😉
Sobre o cultivo das pérolas: Existem dois tipos de pérolas, as naturais e as cultivadas. Hoje em dia, dificilmente você pode ver uma pérola natural, ou seja, aquela que surgiu apenas com a ajuda da natureza. Pode ser através de um grão de areia ou uma bactéria que entrou dentro de uma concha, irritando o molusco. Com essa irritação, este molusco vai soltar o nácar, e irá revestir esse corpo estranho com várias camadas e assim se formará a pérola. Bom, mas hoje em dia é muuuito raro comprar essas pérolas naturais, pois podem não ser valorizadas pelo tamanho e formato ou são extremamente caras e raras.
Já as pérolas cultivadas, é usado o mesmo processo, mas é o homem que vai introduzir este corpo estranho dentro da concha. Este material seria uma esfera de madrepérola, vinda especialmente dos Estados Unidos para Taha’a. A cor da pérola taitiana pode variar entre preta, cinza, azul, roxa e marrom. A história da pérola é super interessante, inclusive, quem inicou o comércio do cultivo foi Kokichi Mikimoto, por volta de 1890. A explicação do valor das pérolas ser tão alto é essa: de três moluscos nucleados, dois sobrevivem ao processo. Destes sobreviventes, 1/4 produz pérolas cultivadas e somente uma pérola, a cada quatro cultivadas, é boa o suficiente para exportação (peguei esta informação aqui). Ufa!!!!!
Estas (abaixo) são as conchas que já foram usadas mais de 4 vezes para criar uma pérola e que já foram descartadas.
Olha que bacana a pérola cortada ao meio, dá pra ver certinho a esfera de madrepérola e o envolvimento com o nácar que o molusco fez.
Para mim, a cor mais linda é a roxa e o colar com pérolas de cores variadas é maravilhoso!
Depois de ver as lindas pérolas, fomos conhecer a plantação de baunilha! Eu nunca tinha visto uma baunilha de verdade, só aquelas bolinhas pretas que podemos ver em doces, como o creme brulée. Mas para a baunilha ficar do jeito que queremos, é um loooongo processo!!! Ela não nasce cheirosinha e bonitinha da sua plantação, não é tão fácil assim. É necessário um longo processo de cura para a fava da baunilha ficar no ponto certo. O dono da fazenda (está na foto comigo) me explicou que ele precisa massagear a fava manualmente todos os dias, e que esse é o processo mais demorado. Quem quiser entender melhor, tem esse site ou esse.
Da baunilha podemos fazer extrato para doces, azeite, sabonetes, cremes de corpo, óleos hidratantes, etc.
Adoro essa foto abaixo, é uma planta típica de Taha’a (não lembro o nome) que você dá um tapa na pele e ela faz uma tatoo! haha
Peçam no hotel Le Taha’a para irem com o Dave, ele é super simpático e vai te mostrar todos os pontos turísticos da ilha.
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais de Taha’a!!!! Este foi o nosso último post do Tahiti buáááá ;-(
Fotos: Blog da Mariah
Respostas de 7
Mariah, gosto do seu blog pois vc divide suas experiências de viagens com suas leitoras, não só moda como cultura tbm! Parabéns!!
Ah que pena Mah!!!!! último post nããããão!!!!!! já acabou??
realmente Taha’a é explendorosa!!! mágica, quem sabe um dia não vou lá!!!! valeu pelas maravilhosas dicas!!!
beijocas no coração!!!!
Muito legal o post ! Amei !!!!!!!!!!!!!!!! 🙂
Adorei o look esportivo. Qual é a marca do tênis? Bjs.
Adorei Mariah!
Estou postando looks aqui de Los Angeles e acessorios de verao:
http://www.thegavlaks.com
Mariah, amei o post!!! Inclusive a curiosidade sobre a baunilha… não fazia ideia de como era o processo de plantio.
Lugar incrivelmente maravilhoso e cheio de coisas interessantes!!! Ameeeei!!
Nosa, eu NUNCA tinha imaginado que a baunilha fosse uma plantinha!!!
E que plantinha feinhaaa…ela é assim pretinha quando colhida? Ou ela secou e ficou assim? Parece uma ervilha torta! :oP
Bacana, adorei! Bjoo
Ela é verde, e dai precisa passar por um processo onde ela fica tomando sol durante alguns dias pra ficar pretinha rs…
Bjs!