Bloguetes, ontem o dia foi de me aventurar na cozinha! Como disse no post abaixo, contratei a chef de cozinha Carolina Perez para me ensinar algumas coisas, já que sou e sempre fui zero à esquerda como cozinheira (só quero saber de doces, vocês podem ver pelo Mariah TV, né? rs). A Carol, além de ensinar algumas receitas em casa, ela também me levou no supermercado e lá fizemos uma compra bem focada para as nossas receitas. Aproveitamos para falar sobre legumes, frutas, carnes, produtos enlatados, etc. Adorei saber de novas marcas e produtos que vou passar a comprar. Chef de cozinha tem uns truques legais e eles sabem das coisas, viu?
Estou super ansiosa e não quero esperar até as minhas gravações dessas receitas ficarem prontas! Hummm, tem uma melhor que a outra! O foco do nosso dia de chef era fazer pratos rápidos, diferentes e saborosos. Como eu não tenho funcionária que dorme a noite, eu e meu marido temos dificuldade de cozinhar coisas rápidas e saudáveis. A gente sempre acaba optando pelo sandubão na rua hahaha! Mas preciso de uma alimentação mais saudável e essas receitas caíram como uma luva! Atenção, concentração!!!!!!!!!
Prato 1: Velouté de abóbora com gengibre.
1/2 kg abóbora Paulista; 2 dentes de alho; 1/2 cebola picadinha sal e azeite (a gosto); 1 colher de curry (faz toda a diferença); Um pedaço de 4 cm de gengibre picado; 1 xícara de leite; 1 xícara de creme de leite fresco; 1 colher de requeijão e bacon para decorar.
Modo de fazer: Primeiramente faça um purê com a abobora paulista (descasque, corte em cubos, leve para ferver e quando estiver macia triture com o mixer e peneire). Refogar em azeite a cebola, o alho e o gengibre para “soltar o sabor. Coe o azeite. Leve o purê da abobora em uma panela aquecida, junte o leite e o creme de leite e cozinhe. Tempere com o azeite aromatizado com gengibre e acerte o sal.
Para finalizar: coloque 1 colher (sopa) de requeijão no centro e croutons de bacon.
Prato 2: Cuscuz marroquino com medalhão de salmão e salada de alface.
1 xícara de caldo de legumes; 1 xícara de cuscuz marroquino; 1 pera sem casca e picada; 2 colheres de azeite de oliva; 4 colheres de nozes picada; 4 tomates cereja picado; 1 colher pequena de curry; 4 medalhoes de salmão bem temperado e apimentado (é só passar no azeite com sal e pimeita); Folhas verdes Baby; Azeite aromatizado com Molho Shoyo e Gengibre; Sal e ervas a gosto.
Modo de fazer: Ferva o caldo de legumes. Junte o cuscuz e deixe hidratar. Em um Bowl à parte, junte as ervas picadinha, a pera, as nozes e o tomate e tempere com sal e 1 colher de curry. Adicione o cuscuz já hidratado, a outra colher de curry e misture bem. Regue com mais azeite, se desejar. Tempere as folhas verdes com o azeite aromatizado e sal. Frite os medalhoes de salmão em uma frigideira antiaderente bem quente e com tampa.
Prato 3: Mini morangas com recheio de carne seca desfiada.
6 mini morangas; 2 colheres de azeite de oliva; 1/2 cebola bem picada; 1 abóbora paulista pequena para fazer um purê; 1 colher bem cheia de requeijão; 1 dentes de alho amassado; 1 pacote de Carne Seca (marca Vapza); manteiga a gosto; salsinha picada a gosto; pimenta moída a gosto; sal a gosto.
Modo de fazer: Primeiramente faça um purê com a abóbora paulista (descasque, corte em cubos, leve para ferver e quando estiver macia, triture com o mixer e peneire). Depois coloque as morangas na água fervendo e cozinhe por 15 minutos ou até que fiquem macias. Enquanto a abóbora cozinha, prepare o recheio que é bem rápido e fácil de fazer. Coloque em uma panela o azeite, o alho, a cebola e uma pitada de sal. Depois, a carne seca que já vem prontinha, o purê da abobora e a salsinha. Por último, requeijão. Corte a tampa das minis morangas, retire as sementes, passe um pouco de manteiga e sal, recheie com a carne seca. Depois leve-as ao forno por dez minutos, o resultado é sucesso na certa!!!
Ps: O detalhe do azeite em volta fez toda diferença no prato! Uma das coisas que eu mais gosto na Carol, é que ela dá um toque final e deixa tudo lindo com cara de restaurante rsrs!!!
Sobremesa: Suflê de goiabada com catupiry cremoso.
Calda de catupiry: 100 ml creme de leite fresco; 50ml de leite condensado; 100 g de catupiry.
Suflê: 4 claras; 1 pitada de sal; 250 g de goiabada pastosa.
Modo de fazer: Calda: misture o creme deleite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 10 minutos ou derreta no microondas com muito cuidando para não queimar, depois de derretido junte o leite condensado. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisinha. Deixe esfriar bem na geladeira.
Suflê: na batedeira bata as claras. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata no ponto bem firme. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta no fogo com um pouco de água até dar o ponto (deve ficar bem cremosa e firme). Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê.Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.
Para terminar, uma dica de azeite que a Carol me mostrou e estou apaixonada: azeite com molho de shoyo e gengibre, faz toda diferença nesses pratos!
Nusssss, depois desse post enorme vamos pra cozinha, né? hahaha Que delícia! Estava tuuuudo maravilhoso! E não adianta, chef sabe colocar um tempero diferente em tudo! Sabe aquela comida deliciosa que a gente pensa “nossa, de onde vem esse sabor?”. Façam em casa, é super fácil! Se a Mariah fez, qualquer uma consegue fazer! Comentem aqui se gostaram das receitas! Em breve faço os vídeos, ok? Bjo!
Contato Carolina Perez: [email protected]
Fotos: Instagram Blog da Mariah
Respostas de 50
Acho essas mini abóboras lindas demais, vou tentar essa receita! Adoro cozinhar (de vez em quando) acho relaxante.
Bjs!
Mariah, obrigada pela resposta……………
Vou deixar uma receitinha super fácil e que faz o maior sucesso quando eu sirvo…………além de tudo é super saudável….
Salmão (na verdade não tem nome…..rsrs)
Corte o filé de salmão em fatias de mais ou menos 6 cm de largura, e cubra com cebola desidratada (os 2 lados – este vai ser o único tempero), e na parte de cima coloque semente de gergelim preta e dourada (efeito decorativo). Distribua o salmão em um refratário (não precisa untar e nem cobrir com papel alumínio). Leve ao forno médio por mais ou menos 30 minutos (acompanhe porque pode variar de forno para forno). Para servir, coloque em uma travessa e regue com shoyo.
Vc não tem noção de como essa receita simples e fácil é deliciosa e bonita….
bjs especiais
Kate
Oi Mariah,
os pratos parecem maravilhosos….
Se pra vc é difícil imagina pra mim que sou vegetariana,
é muito difícil variar sem carne…
Se um dia vc e sua chef se interessarem em fazer pratos vegetarianos,
seria muito bem vindo!!!
Nao como carne pq tenho pena dos animais….
Um grande beijo
Juliana
Olá!! Muito legal sua iniciativa de querer aprender a cozinhar, e seu comment o melhor né: “Se a Mariah consegue, qualquer uma pode fazer”. =)
Adoro seu blog, leitura diária pra mim.
Beijos!!
Huuumm…! Delícia…! Ainda não fiz, mas parece fácil e gostso. Quero mais desta receitas práticas e gostosas! Bjocas
Oi Mariah,
Eu amo esse azeite também!!! E o melhor: descobri que dá pra comprar pela internet! (http://www.lojadeazeites.com.br/).
Vou experimentar todas essas receitas… parecem ótimas.
Um beijo
Adorei, Mariah! Sou uma negação na cozinha e o marido arrasa, então essas receitas vão dar um up na minha vida de cozinheira…rs Adorei o post! Se você puder compartilhar mais dicas, será ótimo. Beijo!
Fiquei na dúvida sobre o croutons de bacon, como se faz, pois tenho croutons normais, e vc. tem a receita do caldo de legumes, pois não gosto dos comprados pq. tem muito sódio. Amo seu blog, tenho família, nasci e morei muitos anos perto da sua cidade e adoro !!!
Winsleigh, vou fazer um vídeo ensinando a fazer o bacon torradinho, tá? É no microondas, super fácil!!!
Bjs!
Oi Mariah, tudo bem?
Esse primeiro prato, o veluté de abóbora, vc serviria como entrada? ou acompanhamento? ele acompanharia uma carne?
Bjs
Kate
Kate, vc pode servir como entrada, numa porção menor, ou como prato principal no jantar quando a temperatura estiver baixa na sua cidade rs!
Bjs!
Mariah, please conta da onde é o avental com faixinha!!!!!!!!!!
Hum, eu não sei!! Foi a Carol Perez que levou em casa e usei o dela! Mas parece que é de uma loja em SP que só faz coisas para chefs de cozinha.
Bjs!