Bloguetes, se preparem porque esse post está de arrasar! É a segunda parte com tudo sobre casamento que a Constance Zahn fez especialmente pro blog! Tudo bem que Maio já era, mas nossa paixão por madrinhas e noivas continua, né? rs
Atenção, começando…
DÚVIDAS – MADRINHAS E CONVIDADAS:
De modo geral, a noiva é quem dá as “diretrizes” do traje das suas madrinhas: se é longo ou curto, se tem alguma cor proibida, se será permitido repetição de cor ou se todas irão com uma só cor, etc. E como cada casamento é um casamento, tudo depende do que a noiva em questão quiser.
Já para convidadas, os mais “ortodoxos” em relação à etiqueta dizem que o vestido deve ser sempre curto – exceto quando o casamento é black-tie, quando o longo é exigido. Porééém, muitas pessoas usam longo como convidadas, de modo que o longo foi se tornando “aceito” para convidadas…. Na verdade, o importante é o bom senso e saber avaliar se o vestido está de acordo com a formalidade e pompa do evento, até porque há vestidos longos despojados e curtos super sofisticados…
Mas, levando em conta todas as dúvidas que vocês mandaram para a Mariah, tentei agrupar as respostas em algumas “dicas gerais” para madrinhas e convidadas, com fotos que encontrei para ilustrar:
1) PRAIA : Casamento na praia combina com leveza de tecidos, cores claras, alegres e estampas. Se o casamento for pé-na-areia, sandálias rasteiras com pedraria são a melhor opção! Inspirações indianas – nos vestidos e nas jóias – vão super bem. Turquesa, coral e madrpérola podem estar nas jóias e também nas bolsas. Ráfia e bambu também ficam bem nas clutches para a praia.
Para madrinhas de casamentos na praia, gosto muito dos longos irregulares que mostram os pés:
Para convidadas, não encontrei muitos vestidinhos leves nem nas minhas cores preferidas, mas dá para tirar idéias:
Trancinhas, textura e flores deixam os penteados despojados e naturais:
2) ALMOÇO DE CASAMENTO: Muitas pessoas ficam em dúvida em relação ao preto durante o dia. Eu não tenho nada contra (até porque uso muito preto no dia-a-dia), mas é uma questão de preferência pessoal. Tomara-que-caia não fica elegante em almoço de casamento. Algumas inspirações:
3) CASAMENTO ÀS 16H: Cada vez são mais comuns os casamentos marcados para às 16h. E isso gera bastante dúvida nas pessoas porque, “aparentemente”, trata-se de um casamento de dia, mas a verdade é que a festa mesmo já acontece à noite. Porque, normalmente, nesses casamentos, o sol se põe no fim da cerimônia, de modo que na hora da festa já está escuro. Por isso, para não errar, o ideal é escolher “híbridos” – vestidos que ficam bem tanto de dia quanto à noite. Mousseline, tule de seda, renda, crepes e cetins são tecidos indicados. Bordados leves vão bem (já vestidos inteiro bordados de swarovski ficam um pouco pesados) e os paetês, que atualmente são usados até em camisetinha casual, são permitidos. Quem quiser usar fascinator pode – e não precisa tirar durante a festa.
Para madrinhas, o vestido não precisa ser necessariamente de cor clara, mas estes foram os vestidos “flexíveis” que encontrei:
Para convidadas (não encontrei nenhum de renda, mas também fica ótimo para um casamento sofisticado):
4) CASAMENTO NO INVERNO: Além da meia-calça, a boa e velha pashmina é a peça-coringa para casamentos no inverno, mas não é a única opção! Bolerinhos de veludo ou de lã, casaquetos bordados, capas de cetim e casacos de pele falsa são aliados das convidadas contra o frio:
5) PENTEADOS PARA MADRINHAS: Não há obrigatoriedade de cabelo preso (afinal de contas, até noivas têm usado cabelo meio preso e solto), mas espera-se que as madrinhas façam alguma coisa no cabelo…nem que seja uma boa escova:
FOTOS VESTIDOS: Net-à-Porter.com | FOTOS BELEZA: Dia de Beauté
Gostaram bloguetes??? Post completo para tirar todas as suas dúvidas! Cons, muito muito obrigada pela participação! 😉
Respostas de 89
Oi Mariah…
E para noivas que vão casar somente no cartório?!
O que elas podem usar??
Bjos
Oi Mariah! Parabéns pelo blog! Acompanho sempre! Alguma dica de cor de esmaltes para a noiva??!! Devemos seguir com os tradicionais clarinhos ou podemos usar cor em um casamento que seja fora da igreja? Obrigada, beijos
Olá Mariah.
Adorei as dicas, mas vou ser madrinha em um casamento as 11:00h em um sítio, o vestido pode ser longo?
beijoss
Oi Mariah,
Percebi que em quase todos os modelos, tem um vestido vermelho.
E essa é exatamente a minha duvida, tenho um casamento para ir e queria
usar um vestido vermelho, ele não é decotado e é na altura do joelho, a
festa vai ser a noite, pode?
Parabéns pelo blog.
bjos
E eu que vou a uma casamento no inverno as 16h como convidada?? Chupa essa manga!! hahahaa beijos Mariah
Amei o post,Parabéns…bjãoo
Adorei Mariah, sou uma grande fã de seu blog, amei tudinho mesmo!!!
Vou colocar seu blog em minha lista de Blogs, e te seguir se você poder fazer o meu em meu blog agradeço de montão ta…meu blog é: http://mairaantuneslopes.blogspot.com/ sou nova de tudo nesse ramo rsrs mais dê uma olhadinha e me dê umas de suas dicas maravilhosas de ser uma ótima blogueira!!!
Beijos,
Abraço.
Meodeus, Mariah! Amei esses posts! Estou fascinada por tudo! Quero roubar todas as fotos e deixar num arquivo aqui no meu computador para postr junto com meu Save the Date do casamento!!!!! =D
Mariah, sei que meu comentário não tem muito haver com o post, mas faz tempo que quero te perguntar… De um tempinho pra cá notei que você emagreceu bastante, então gostaria de saber se você fez alguma coisinha ou é somente impressão? Sabe como é né, nós bloguets sempre estamos querendo perder uns kg’linhos a mais né? Rsrs. Te acompanho desde o começo do blog, e a cada vez fico mais satisfeita com ele, parabéns, continue preocupada e fofa assim com as bloguets que você vai longe! Bjinhos
Leticia, jura que vc achou isso? Olha, se eu te falar, vc não vai acreditar! Eu nunca emagreço mto… Tipo assim, vario de 54kg a 53kg já faz mtos anos hahaha! Agora que fiz 26, tenho que tomar cuidado né? Pq pra perder é mais difícil… hahaha
Bjs!!!!
Mariah, obrigada pelo post!
Tenho um casamento em Bombinhas em outubro e lá vai estar frio. Você tem alguma dica de como driblar o frio?
Obrigada, adooooooooro seu blog!