Em comemoração ao mês das noivas, chegou a hora do post para as noivas e madrinhas, com participação especial de quem entende do assunto, Constance Zahn (já conhecem o blog dela, né?)! A Cons foi super fofa e fez um “resumão” caprichado para as bloguetes que tem diversas dúvidas, como “Sou madrinha, o que vestir?” ou “Posso fazer um bolo com champagne?”. Enfim, são inúmeras as perguntas que vocês me mandaram pelo Twitter(@blogdamariah) e Facebook, por isso, esse post é a parte 1. Cons, muuuuito muito obrigada pelas dicas, tenho certeza que todas as leitoras vão amar!
Bom bloguetes, vamos ao que interessa rs?? Atenção, concentração!!!
CASAMENTO CIVIL: Para quem vai se casar apenas no civil, o que acho mais interessante é realizar o casamento civil + recepção no mesmo local. Assim, a noiva pode ter sua entrada, com vestido de noiva, bouquet… Pode-se fazer um almoço ou até mesmo o casamentão-balada. Não há regras quanto ao número de convidados, nem ao formato do evento. Se for de dia, um vestido curto com voilette fica um charme!
Foto: Brides.com
BOLO & CHAMPANHE: O convite comunica que “após a cerimônia, os noivos recebem para um brinde” no local determinado. Lá, deve haver o bolo, claro, mas também pode haver uma linda mesa de doces, bem decorada. Um pouco de música torna tudo mais agradável. E um pequeno discurso (dos noivos ou dos padrinho) acompanha muito bem o brinde!
Nº DE PADRINHOS: O número de padrinhos sempre gera muitas dúvidas porque, normalmente, os noivos têm turmas grandes e querem convidar bastante gente. Há quem convide apenas os irmãos e as irmãs (quando são muitos os amigos, é mais fácil ficar só entre familiares), há quem coloque 10 casais de cada lado… O importante é analisar o número de pessoas x o tamanho do altar, para que os padrinhos não fiquem espremidos! Os cônjuges nunca devem ser separados (se convida o amigo para padrinho, sua esposa deve lhe acompanhar como madrinha), mas não há a mesma obrigação em relação a namorados. E uma “moda importada” dos EUA é de separar mulheres de um lado e homens do outro. Nesse caso, não há a obrigatoriedade de se formar casais – normlamente, são as melhores amigas dela e os melhores amigos dele.
ROUPA DAS MADRINHAS: Normalmente, a noiva dá as orientações: se quer curto ou longo (normalmente, é longo), se pode haver repetições de cores ou não, se o preto é proibido (normalmente é!)…. e se gostaria de nuances da mesma cor ou a exatamente mesma cor. Nos últimos dois casos, entretanto, é preciso ter o maior cuidado, pois é muito delicado querer “impor” alguma coisa às madrinhas, já que elas terão de pagar pelo seu próprio vestido. E aquela regrinha do “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você” faz o maior sentido aqui! Pense bem: se você fosse madrinha e a noiva pedisse para você usar azul, mas você de-tes-ta azul, não ficaria super chateada de ter que pagar caro para fazer um vestido de uma cor que não gosta e que provavelmente não vai querer usar depois?! Pois bem, por isso, quando a noiva faz questão de uma cor, deve ter muito tato para ver se as madrinhas realmente aceitam a escolha da cor! Em relação ao comprimento, normalmente madrinhas vão de longo, até mesmo em casamentos na praia e no campo.
Fotos: Vogue America
MINI WEDDING: Casamentos menores estão super na moda! Normalmente, são realizados em casa ou em restaurantes (que é uma ótima opção pela praticidade -> lugar + mobiliário + serviço + comida tudo em um lugar, só precisa ver pequenos arranjos para as mesas e os doces!). Tirando os noivos, não há regras sobre o que não pode faltar. Pode ser brunch, almoço, chá-da-tarde, jantar, balada… O interessante é que, pelo número menor de convidados, as noivas podem caprichar em mimos que talvez fossem impossíveis de se fazer em grande escala.
Ftos: Martha Stewart Weddings
ACESSÓRIOS DE CABEÇA:
Noiva glamourosa: as tiaras e pentes da Avivar (BH – http://www.avivarnoivas.com.br/); Noiva casual: as flores de tecido do atelier da minha mãe, Wanda Borges (SP – http://www.wandaborges.com.br/); Noiva fashionista: os fascinators da Barbara Heliodora (DF – http://barbaraheliodora.wordpress.com/); Noiva boho: as headbands da americana Jennifer Behr (http://www.jenniferbehr.com/).
Fotos: Divulgação e Vogue Noivas
CASAMENTO DUPLO: Ninguém melhor que a Mariah para contar sua experiência e emoção de se casar junto com a irmã! Se a nave da Igreja permitir, as noivas podem entrar juntas, com o pai no centro. Se a nave for pequena, faz-se 2 cortejos seguidos (após o fim da primeira entrada, o pai da noiva sai pela lateral e entra novamente com a segunda filha).
Meninas, já postei muitas fotos do meu casamento aqui! Em breve, coloco outras para mostrar como foi o casamento duplo rs! Mas já adianto que não existe nada mais feliz e emocionate 😉
Respostas de 39
Ótimas dicas!!!
E to louca p ver a resposta dos modelitos para o frio!!!!!!
http://www.sayido.com.br
Bjs
Eu me casei apenas no civil, o juiz foi ao local e o almoço foi servido depois da cerimônia!!
Usei vestido curto da Animale… Bem informal, mas lindo!!!
As dicas são ótimas Mariah, da uma super ajuda para quem não ainda não decidiu o que usar!!!
Bjinhos
Isso da noiva ter cuidado ao determinar a cor dos vestidos das madrinhas eu SUPERRR concordo. Uma vez, uma amiga queria que todas as madrinhas fossem de “verde”. Na verdade, o noivo que falou que nao queria que o altar ficasse um arco-iris..aiai..mas VERDE??? eu DETESTO verde!!! rsrs.. Acho que nao se deve limitar tanto assim..sei que é o SEUU dia etc etc,mas a pessoa ter q comprar/fazer um vestido (que normalmente nao é nada barato , ainda mais por ser de madrinha)pra poder usar 1 vez só!?? ahhh naoo nee!!rsrs
Nao to nem perto de casar,mas to adorando os posts sobre casórios!!!rs
bjsss
Nooossa, verde realmente é complicado hahahaha! De certo o noivo queria uma mataaa de madrinhas 😉
Bjs!!!
Mariah, quais as marcas que você indica e conhece de vestidos elegantes e diferentes em SAMPA para madrinhas de casórios? Vou ser madrinha em setembro de uma suuuuuuuuper amiga e quero estar linda, lógico! Aguardo ansiosa. Beijos Carla
Mariah onde estao os posts onde vc postou fotos do seu casamento ?
queria ver. 😉
Oi Mariah, tudo bem? Estou curtindo muito das dicas de festas, quem não adora um bem-casado? rsrs
Agora um pedido pessoal, rsrs me dê dicas de Fazendas/Sitios que tenham aqueles jardins lindos para realizar casamento? Please? rsrs
Grande Beijo
Mariah, quais suas dicas para o que vestir em um casamento no inverno (convidada), para uma pessoa muito friorenta (meia-calça e pashiminas não bastam!!!)?
Natália, essa pergunta faz parte da PARTE 2!!!!
Bjssss
Amei o post!!! A Cons sabe tuuudo de casamento!!!!
So faltaram fotos de vestidos de noiva!!!
Bjs
E o que fazer quando a mulher do primo do noivo, que vai ser madrinha e vc só viu 2 vezes na vida diz que acabou de comprar o vestido dela na cor champagne bem clarinho????
Ai God, como dizer que ela é sem noção e que não vai poder usar o vestido?
Xiiiiiiiiiii, ai eu já não sei!!!!!! O seu será branco, branco???
Acho que, vestido pra madrinha, nude e rose, super OK… Mas esse champagne bem clarinho é muuuuito clarinho? rs
Bjs
Diquinhas ótimas, hein!
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com
@loveshoesblog