Agora, as dicas de restaurantes, passeios e trilhas imperdíveis em Fernando de Noronha!
Bares/ Restaurantes:
Vila dos Remédios é onde fica boa parte das pousadas, os Correios e os restaurantes bacanas, mas há variações.
– Cacimba Bistrô tel.(81)36191365 – Considerado o melhor da ilha, imperdível! Fica em uma casinha antiga e é charmoso e sofisticado. Fazer reserva para conseguir uma mesa na varanda (só tem dez).
– Xica da Silva tel.(81)36190437 – Moderninho de comida simples.
– Restaurante da Edilma tel.(81)36191237 – Tradicional com comida bem caseira. Lá, como em quase todo bar de Noronha, é servido o típico – “tubalhau”(bolinho de tubarão). Experimentá-lo é obrigatório!
– Creperia Arte & Sabor tel.(81)36191120 – Uma delícia para jantar, com crepes recheados de vários sabores. Às quintas à noite tem rodízio de sushi. Gastar um tempinho na lojinha anexa, que vende de acessórios à decoração.
Estes dois barzinhos são perfeitos para aqueles que (como eu) enlouquecem com um pôr-do-sol:
– Bar da praia da Conceição – Gente bonita e comidinhas.
– Bar Fortinho do Boldró – Fica de frente para as ruínas do forte de mesmo nome, no alto de uma falésia e de frente para o morro Dois Irmãos.
Passeios
– Planasub tel. (81)36191365 – É um equipamento para mergulho de reboque, e altamente indicado para aqueles que desejam conhecer as belezas submarinas de Noronha de um jeitinho mais “light”e têm uma certa aflição de altas profundidades e daqueles cilindros de oxigênio… O serviço fica dentro do Museu do Tubarão, e o trajeto vai do Porto de Santo Antônio até as ilhas secundárias. Uma dica para as mulheres é usar um maiô, para não correr o risco de voltar apenas com uma peça do biquíni.
– Tour de Barco tel. (81)36191328 – São três horas de passeio pelas praias do Mar de Dentro, do Porto Santo Antônio até a Ponta da Sapata. Esse passeio começa com uma voltinha pelas ilhas secundárias e segue pelas praias urbanas, até encontrar os golfinhos rotadores, na Baía dos Golfinhos. Na volta, quarenta minutos para mergulho no Sancho (mas os barcos não chegam até a praia). É lindo, mas o lugar submerso mais rico e bonito da ilha fica no Porto, onde há um navio grego que afundou em 1920, chamado Eleani Sthatathos – cheio de vida marinha.
Para os que apreciam, é possível fazer o batismo do mergulho – com direito a cilindro e tudo mais. Acho que um lugar perfeito para se aventurar a isso, não?
Trilhas
Em maior ou menor dificuldade, todas têm algo em comum – seus mirantes revelam paisagens de cair o queixo.
– Trilha dos Golfinhos – A primeira parte dessa trilha, de
– Trilha da região histórica de Noronha – Super curtinha, e não precisa nem de guia. Começa com uma subida até o Forte de Nossa Senhora dos Remédios (1937), de quando Noronha passou a pertencer aos portugueses. Dali, caímos na Vila dos Remédios, onde fica a Igreja de mesmo nome (1772). Por ali fica também o Palácio São Miguel, que foi construído pouco depois da ilha ter servido como base militar americana.
– Trilha da Esmeralda – Tem
À noite, um programa bacana para entrar no clima ecológico local, é assistir às palestras do Projeto Tamar ( tel. 81 36191171), diariamente, às 21h – saída da Vila dos Remédios. É bom lembrar que, de Janeiro a Maio, o Projeto costuma interditar algumas praias para a desova das tartarugas. Quem preferir desfrutar do agito local, pode procurar o Bar do Cachorro, na praia de mesmo nome. Lá tem música ao vivo todas as noites e forró nos fins de semana. Mais um contato, caso precisem – Nortax Táxi (81) 3619-1314. Espero que gostem! Bjos Marcela.
Trilha dos Golfinhos
Respostas de 3
as dicas são otimas! aliás, eu acho maravilohso fernando de noronha, um sonho de consumo!que sua sister se divirta por todas nós!
Mah..
Parabéns pela dica. Todo mundo deveria ir um dia para este lugar paradisíaco.
bj
Marina
que vontade de conhecer noronha!
beijos